abril 30, 2010

Vagas na área de Fotografia

Alunos do curso de Processos Fotográficos!
Vagas para atuação na área de fotografia. Acessem o site http://www.infojobs.com.br/ , façam o cadastro e se candidatem. Há vagas que exigem apenas o ensino médio. Vejam se lhes apetecem!

abril 28, 2010

Exposição de Cartazes Wollner

Alexandre wollner - foto de divulgação

*Esta é a primeira exposição a trazer uma seleção do conjunto de cartazes produzidos por Alexandre Wollner, pioneiro do design visual, desde o início dos anos 1950 até hoje.
Dos primeiros cartazes elaborados no IAC e na Escola de Ulm até as sofisticadas apresentações de identidades e cartazes de eventos culturais dos últimos anos.
Onde no Sesc Pinheiros até 20/06
Se alguem for pela manhã poderá encontrar o Prof. João por lá, mas não diga que fui eu que contei...
*texto de divulgação do Sesc

Dica Cultural para o feriado


Exposição na Capela do Morumbi que integra o projeto Museu da Cidade de São Paulo.
Ótimos espaços para fotografar.


EXPO VIRTUAL PF FOTO RETRATO ANTIGA





Tínhamos a última aula de IMT na segunda-feira, e como registro-memória de um bimestre de leituras, teorias e até renegação dos autores (graças ao Cristiano Mascaro), elaboramos num esquema de workshop de foto-retrato acrescentando o aspecto de antigo, como exemplo da resistência do tempo e importância da nossa imagem no decorrer da vida.
Parabéns pessoal!

abril 27, 2010

Atenção Alunos que não acessam a Plataforma do curso de inglês!!!

Alunos que não estão acessando a plataforma, favor retornarem às atividades!
Alunos que não acessarem, terão as matrículas canceladas! Não deixem de acessar!
Problemas de acesso, favor entrar em contato no email: cursounivesp@gmail.com

Notícia boa!
Novas inscrições até 02/05.

Alunos interessados em fazer o curso de inglês e não fizeram no primeiro momento, terão uma nov chance! O prazo é curto e portanto corram!

As inscrições dos alunos interessados no curso de Inglês deverão ser feitas no site: http://bit.ly/ing-espera2

Comunicado - Alunos interessados na composição do Grêmio da Escola

Atenção,

Alunos interessados a fazer parte da Composição do Grêmio Estudantil da ETEC Carapicuíba, manifeste-se enviando email para marinsmoraes@yahoo.com.br ou procurar os alunos Alexsandro, Alexandre, Ildo do 1º módulo de Comunicação Visual da Tarde.

O próximo passo será a formação de Comissão extraordinária de eleição.
Participem, vamos ajudar a formar um Grêmio Participativo, mandem suas idéias!

Visita técnica para o 2 CV MANHÃ

Visita técnica para o 2 CV MANHÃ : vamos à exposição Andy Warhol na ESTAÇÃO Pinacoteca na QUARTA da SEMANA que VEM - dia 05/05 às 10h.
Professora responsável: Simone Abreu.
Ponto de encontro com Profª Simone às 09:45horas na porta da ESTAÇÃO Pinacoteca.
Abs, Simone
OBS; A professora Simone fornecerá as autorizações para os menores colherem a assinatura de seu responsáveis, se a professora não der, procurem a Tânia na sala da coordenação, mas a professora lembrará.......

Visita técnica para o 3 CV TARDE

Visita técnica para o 3 CV TARDE : vamos à exposição Andy Warhol na ESTAÇÃO Pinacoteca quinta PRÓXIMA (DIA 29/04).
Professores responsáveis: Simone Abreu e Gino Calderolli.
Ponto de encontro com Prof. Gino das 13h às 13:30 na estação Carapicuíba e a Profª. Simone esperará na porta da ESTAÇÃO Pinacoteca às 14horas.

abril 26, 2010

Seminário Hélio Oiticica


Entre os dias 28 e 29 de abril, o Itaú Cultural realiza o seminário Hélio Oiticica - Museu É o Mundo, com organização e mediação de Felipe Scovino.


O seminário pretende ampliar o espaço para a troca de ideias entre os convidados e o público sobre um dos mais significativos artistas da contemporaneidade.

Participe! Se não puder comparecer, assista à transmissão ao vivo no site http://www.itaucultural.org.br/.


Clique aqui para mais informações sobre as mesas e os participantes.

Entrada franca - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Sala Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP

imagem: Claudio Oiticica

Auto retratos - Processos fotográficos

Estes são alguns dos trabalhos do componente Estudos da Comunicação Visual desenvolvidos a partir da temática Auto-retrato/Estudo de cor. Os autores das imagens em ordem são: Eurico, Mônica, Carolina, Evellyn e Juliana






INTER - MÓDULO I

A pedidos deixo aqui o documento revisto e atualizado sobre o projeto interdisciplinar dos módulos I.


SKETCH THEATRE

Site que mostra vários artistas desenhando (às vezes pintando) em velocidade acelerada, vale a pena dar uma olhada!

SKETCH THEATRE!


Dica de um aluno do 1º manhã.

Dúvidas sobre os briefings do Projeto Intercursos

Oi gente

Gostaria de fazer alguns pedidos:

1
Muitos grupos de trabalho ainda não me enviaram os endereços corretos dos blogs. Por favor enviem o quanto antes!!!! joao@jocoso.com.br. Desta maneira poderemos deixar o nosso processo de trabalho evidenciado para quaisquer grupos de trabalho de ADM.

2
Ao receberem os briefings acredito que vcs tiveram muitas dúvidas... pois bem... gostaria que vcs as postassem estas dúvidas nos seus respectivos blogs até o dia 03 de maio, para fins de registro. Vou solicitar junto aos orientadores do TCC do curso de ADM as respostas necessárias.

Além de postar no blog, mandem-nas para o meu email (joao@jocoso.com.br) para que eu organize o material para o professor orientador de ADM.

3
Nesta semana, os alunos de CV do período da manha receberão os briefings. O prazo para o envio das dúvidas é o mesmo.

Abraço a todos

Design DQ? Design de Jóias

Design de Jóias




O profissional de design em início de carreira:


A profissão de designer de jóias sempre vem cercada de muito glamour e sofisticação. Quem está de fora do mercado tem a idéia de que o designer de jóias é um profissional com status de estrela de Hollywood. Mas na realidade dentro do mercado a profissão é completamente o oposto disto tudo. Há pouco tempo atrás ninguém sabia no Brasil quem era o designer, quanto mais o de jóias. Todas as fábricas se inspiravam nos desenhos de fora, a Itália era o berço do design.
Com o passar do tempo esta situação foi se modificando. Foram surgindo pessoas aqui dentro capazes de desenhar com a nossa cara brasileira, ganhando prêmios e sendo reconhecidas dentro e fora do país. As fábricas foram percebendo isso e passando a dar mais valor à exclusividade de desenhos.

fonte: http://www.portaldasjoias.com.br/janeiro_03/Entrevista/entrevistas_Ludmila_Fraga_Valente.htm

Links interessantes
http://www.jotajoias.com.br/

Design coletivo



Conheça este site Design coletivo.

Destaco a matéria sobre música e design!

abril 25, 2010

Vocês sabiam?

"Dia mundial do design gráfico 2010"

Comemora-se nesta terça-feira, 27 de abril, o "World Graphics Day", dia mundial do design gráfico. A data, uma iniciativa do Icograda (International Council of Graphic Design Associations), é celebrada desde 1995 e acontece no aniversário da fundação da instituição, que o descreve como "uma oportunidade para reconhecer o design de comunicação e o seu papel no mundo", esperando que a rede internacional de associacões de designers gráficos "possa contribuir para um maior entendimento entre as pessoas e ajudar a construir pontes onde existam divisões e desigualdades". Este ano o Icograda propõe que os interessados completem a frase "Eu valorizo o design porque..." e celebrem a data utilizando as redes sociais Twitter e Facebook e sites de postagem de mídias Flickr e YouTube, aplicando marcadores específicos para identificação de suas manifestações.

Mais informações no site do Icograda:
www.icograda.org.


Fonte:


Parabéns a Todas(os)!

abril 24, 2010

veja, leia, entenda!

Apesar de velho, dá um caldo!

fonte rede design brasil

Poltrona Fólio

em 22/02/2005

Bom design na TV


Quando a poltrona Fólio chegou ao mercado, no ano de 2000, ninguém imaginava que ela teria tanta visibilidade. O produto, criado por um designer paranaense e fabricado por uma empresa de Curitiba, ganhou notoriedade ao ser adotado pela Rede Globo de Televisão em diversos programas de entrevistas e noticiários, como o Bom Dia Brasil.


O Problema

Em 1996, a Ronconi alterou sua linha de móveis. Para se diferenciar no mercado, implantou um estilo contemporâneo, ampliando o mix de produtos com peças complementares aos sofás. O projeto da Fólio surgiu a partir dessa estratégia.

A Empresa

Fundada em 1921, a Móveis Ronconi ganhou credibilidade em Curitiba como fabricante de móveis. Em 1979, começou a industrializar espumas, segmento em que a empresa acabaria se destacando não só na produção de estofados, mas de colchões. A partir de 1996, a Ronconi entra em uma nova fase, com uma linha contemporânea focada no design. No ano 2000, a empresa adotou uma nova política de distribuição. Deu prioridade às lojas alinhadas com o novo estilo e credenciou franquias em estados do Sul e do Nordeste.

O Designer

Emerson Borges, 45 anos, graduou-se na primeira turma de Design da PUC-PR e tem pós-graduação em Marketing pela FAE, de Curitiba. Acumula 25 anos de experiência profissional, atuando em diversas áreas do design e do setor de propaganda e marketing. Durante seis anos foi gerente de produto da Incepa, empresa de revestimentos cerâmicos na qual fazia gestão de design. Voltou à prancheta há alguns anos. "A cultura do empresário paranaense vem mudando. Hoje se vê uma preocupação maior com a originalidade", explica. Para ele, fazer design é mediar o contexto da produção. "Não consigo desenhar só pelo aspecto formal. Prefiro dar solução completa, indicando e avalizando fornecedores, orientando o processo de marketing e treinando equipe de vendas. Um bom produto, muitas vezes, morre porque a leitura que os vendedores têm dele é muito rasa. Com uma orientação, a equipe de vendas tem mais argumentos para convencer os clientes".

O Briefing

Uma linha de produtos estofados complementares aos sofás com o perfil do público da Tok Stok, mais jovem. Este foi o briefing inicial que deu origem à Poltrona Fólio, no ano 2000.




O Desenvolvimento do Produto

A partir do briefing foi feita uma série de desenhos e alternativas para a linha. Segundo o designer Emerson Borges, o conceito da Fólio foi pensado com base numa estrutura simples, metálica, fundamentada em dois arcos. "A poltrona ficou tão simpática e gostosa de sentar que a Ronconi preferiu manter o produto para sua própria linha", explica. A partir de então, o projeto passou por adaptações estruturais, para torná-la mais sólida e de maior porte, visando um público adulto, mais exigente e de maior poder aquisitivo. O conceito básico, de leveza, foi mantido. Após quatro meses de concepção e desenvolvimento, o produto final tornou-se uma poltrona com estrutura em ferro tubular, molejo em percintas elásticas, almofada do assento solta e do escosto fixa. Os pés são em alumínio com ponteiras plásticas. As medidas são de 83 cm de comprimento, 68 cms de largura e 85 de altura. Os revestimentos podem ser em diversos tecidos.




Comentário do Cliente

"A repercussão proporcionada pela utilização da Fólio na TV Globo é fantástica. O link é imediato quando um cliente entra numa loja e se depara com o produto. A Fólio foi o primeiro de uma série de produtos da Ronconi escolhidos por programas da própria TV Globo e de outras emissoras, dentre eles o do Didi e o do Milton Neves. Hoje, quase 50% do faturamento da empresa vem de produtos complementares aos sofás".
Pedro Guilherme Ronconi, presidente da Ronconi

Comentário do Designer

"Quando soube que a Fólio fora adotada como padrão pela Rede Globo, os programas que a utilizam já estavam indo ao ar. Ela rende bem no vídeo. Foi uma surpresa agradável".
Emerson Borges - Designer

Ficha técnica Poltrona Fólio
Pedro Guilherme Ronconi - Diretor Presidente
Vitório Meneghini - Diretor Industrial
Dirceu de Assis Camargo - Prototipista
Emerson Borges - Designer

desorganizar para organizar

Precisando reformar a casa, então assiste ai!

COMBO a collaborative animation by Blu and David Ellis (2 times loop) from blu on Vimeo.

abril 23, 2010

23 de abril dia do Livro

Alunos,
Acessem o blog da ETEC Carapicuiba e vejam as orientações de como cuidar dos seus livros!
Aproveitem o dia de hoje e passem a visitar mais a nossa biblioteca!

abril 22, 2010

light painting - cv - módulo 2 - imagens produzidas na aula de fotografia

splash - cv - módulo 2 - manhã e tarde - imagens produzidas na aula de fotografia







download das imagens: MANHà(peso:126MB)  TARDE (peso:112MB)

quer publicar um livro de poemas, prosa, história em quadrinhos ou...?

Pessoal,
A secretaria do estado da cultura lançou na última terça edital abrindo concurso para a publicação de livros de prosa, poesias, outros gêneros literários.....e outro edital só para a publicação de quadrinhos. Todos os trabalhos devem ser inéditos.
Leiam os editais por completo, confesso que não li tudo, pois só estou lendo trabalho de aluno faz um tempão mas parece não haver restrição de idade ou escolaridade para participar. Portanto, atirem-se!
Segue o link http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.cbdef30cc636b21797378d27ca60c1a0/?vgnextoid=4923b23eb2a6b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD

Edital ProAC nº 8 - PUBLICAÇÃO DE LIVROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
- Vigência: 20/04/2010 a 10/06/2010

Edital ProAC n° 4 - CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
- Vigência: 20/04/2010 a 07/06/2010

Abs.
Simone

Evento sobre Mercantilização da Infância


Para saber mais sobre o evento clique na imagem

abril 21, 2010

Enciclopédia Fotográfica

Esta é a primeira enciclopédia fotográfica colaborativa, a FOTOPEDIA, como a wikipedia; que faz a indústria gráfica perder o sono. Imagens e informações livres pela rede da internet, quem precisa de livros enciclopédicos, revistas impressas, e papeladas que ficam anos guardadas, se qualquer informação está digitalizada na internet ao alcance das pontas de seus dedos, e é lógico que têm algumas bobagens, e devem ser UTILIZADA COM MODERAÇÃO E PARCIMÔNIA! Confira.

abril 20, 2010

Visita técnica- Estação Pinacoteca


Nesta quinta feira (22/04) as turmas manhã e tarde do Módulo 1 irão para uma visita técnica na Exposição Andy Warhol na Estação Pinacoteca. Nos encontraremos na saída (catraca) da estação Júlio Prestes (CPTM) nos horários: 10h (turma manhã) e 14h (turma tarde).

Haverá isenção de pagamento como grupo escolar, por isso iremos todos juntos. (De qualquer maneira é melhor levar identificação, carteirinha de estudante)
Devemos lembrar os alunos menores de idade a retirar a autorização para um responsável assinara antes do dia da visita.
Os professores responsáveis serão: Zoli (manhã) e Zoli e Camila (tarde)

Trabalho final Processos fotográficos - ECV- Profa. Zoli

Pesquisa de 3 a 5 imagens a partir de uma temática selecionada na aula anterior que será apresentada em sala na quinta-feira próxima (22/04). Na apresentação deverá conter além das referências de autoria também uma imagem do aluno que deverá ter sido produzida a partir do exercício. As imagens podem ser confeccionadas tanto em suporte analógico ou digital, permitindo intervenções de manipulação exceto montagens. Os alunos terão de 10 a 15 minutos cada um.

As imagens produzidas pelos alunos deverão posteriormente ser entregues impressas nos formatos 13 x 18cm (mín) ou 18 x 24 cm (máx) junto com um texto de no mínimo meia lauda de apresentação do trabalho e as referências (pesquisa) citadas.
Quem ainda não elegeu um tópico procurar a Professora o quanto antes.

abril 19, 2010

Simon Hogsberg

"We're all gonna die - 100 meters of existence" é um projeto 
bem interessante do fotógrafo Simon Hogsberg.

módulo 2 - IMPORTANTE - Orientações para a entrega do Manual de Identidade Visual Pessoal

Em um envelope devidamente identificado (nome completo + número + turma) deve constar:

Manual de Identidade Visual Pessoal impresso (marca / identidade visual + papelaria básica, clique e veja o roteiro básico) / Colorido / Grampeado (Não usem canaletas, não encadernem. Grampeiem!) / Formato Máximo: A4.

Data da entrega: Sexta-feira, 23 de Abril de 2010 até às 20h30.

Procedimento de entrega: Protocolar pessoalmente a entrega na sala da Coordenação de Área até o horário estipulado.

fotografia 1 / módulo 2 - comunicação visual - exposição virtual - formas geométricas

autores na ordem: Aline Monique - manhã / Aline Monique - manhã / Camila Landim - Tarde / Bruno Alberto - manhã

500 POSTS!

Horário Copiadora

Divulgando novo Horário da Copiadora do Campus

- 12h30 às 16h
- 18h às 20h

II Sarau das Poéticas Indígenas

Foto: Claudia Andujar

O II Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas focará a região amazônica, trazendo apresentações de índios das três etnias que participaram do levante popular denominado Cabanagem, no século XIX: os Munduruku, os Mura e os Mawê. Em 2010, ao se completarem 170 anos do fim dos combates cabanos, São Paulo terá a oportunidade de conhecer as vozes, os gestos e os cantos revolucionários da floresta.

Sábado, 24 de abril, 15h
Curadoria: Débora Goldenberg


CASA DAS ROSAS:
Av. Paulista, 37 - Bela VistaCEP.: 01311-902 - São Paulo - Brasil(11) 3285.6986 / 3288.9447 contato.cr@poiesis.org.br

http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/agenda_eventos_interna.php?id=333

Pessoal PF - dispensados da aula 19/04 -hoje

Pessoal de Processos Fotográficos

Só relembrando que hoje 19/04, segunda-feira, vocês estão dispensados da aula.

Não há aula hoje anoite somente para o pessoal de foto, essa a aula de hoje foi dada no dia 26/03 - feriadao da emancipação de Carapicuiba - com visita apalestra do crsitiano máscaro.

Aproveitem a noite

Trabalho intercursos - IMPORTANTE

Olá alunos.... depois da correria do calendário e do MIV pessoal, começaremos uma nova empreitada!!!!


Os briefings estão a disposição no hotsite



abril 16, 2010

De olho na vacinação!!!

Comunidade escolar,Não esqueçam de se atentarem aos prazos da vacinação da Gripe H1N1. Acesse o site http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/calendario.asp e veja o calendário. Agora a vacinação é para jovens de 20 a 29 anos, todavia, o período de vacinação foi prorrogado para Gestantes, crianças menores de 2 anos e pessoas com doenças crônicas. Toda comunidade precisa seguir as orientações quanto - não ficar em lugares com aglomeração de pessoas, lavar sempre as mãos com água e sabão, ao espirrar ou tossir tapar com lenço evitando as possibilidades de contágio etc.Divulgue, vacine-se!

STREKI


Ae pessoal, essa é uma nova comunidade de design feita por designers com o intuito de trocar informações entre profissionais, estudantes e interessados na área

fica a dica ;D

link

abril 15, 2010

coordenadora sem juízo parte 2

Alunos do módulo 2 manhã,

Infelizmente amanhã não irei a aula estou a base de analgésicos e corro o risco de desmaiar na apresentação de vocês.

Reporemos essa aula em ocasião oportuna.

Por favor twittem por ai.

Obrigada Gabriel... já fiz as correções...

Calendário do Artista

Modelo de envelope para o Calendário do Artista, deve ser confeccionado à mão, e usar decoração a gosto, se desejar dê aparência marmorizada com tinta óleo sobre água e deite a folha na água, fica bem legal. Recorte com cuidado e cole. Fica uma caixinha fina e comprida para guardar o calendário. Baixe aqui em *.ai

Site da ETEC Carapicuiba

Confira sempre o site da etec.

Lá você encontra o currículo dos professores, perfil do profissional, matriz curricular e plano de curso no item cursos, além de poder conferir o calendário oficial da escola, o cronograma e os planos de trabalhos de cada componente em documentos.

abril 14, 2010

Coordenadora sem juízo

Queridos alunos,

Hoje removi um dos sisos e se algum dentista dizer para você que é tranquilo e que não vai doer nada... mentira... a anestesia nem passou ainda e já está doendo muito... nem quero sentir quando passar

Por esse motivo não estarei amanhã na escola... e sexta feira ainda é uma incógnita... postarei aqui no blog se irei ou não na quinta a noite... ai os twiteiros replicam as informações... especialmente para a galerinha do Módulo 2 da manhã... porque a minha não ida implica em adiar a apresentação de vcs... oh my god...

Mas enfim estarei aqui no mundo virtual quietinha tomando sopa de canudinho... as declaraçãoes de TCC solicitadas entrego aos grupos na segunda... vou excepcionalmente pela manhã para organizar a vida da área de design

que força esteja com vcs e principalmente comigo =(

abril 13, 2010

DESENHADORES, INSCREVEI-VOS!!!!!!!!!!!!!!!!


Folha abre concurso de ilustração;

vencedor será colaborador do jornal!!!

Atenção amadores e profissionais dos rabiscos, em geral: está aberta a temporada de caça aos talentos do desenho brasileiro, com o lançamento do 4º Concurso de Ilustração da Folha.

O vencedor ganhará um contrato de três meses de colaboração com o jornal. Também serão premiados três concorrentes em cada categoria do concurso, que recebe inscrições até 30/4.

Vejam o regulamento!!!

Pessoal que curte desenhar, olha que oportunidade interessante de ter seu trabalho posto à prova! Aproveitem! Quem precisar de algum toque basta me procurar.

Vagas para Estágio

Já que o pessoal tá reclamando que não tem vaga para os alunos de CV e PF, segue alguns links:


 http://publicijobs.blogspot.com/
http://vagasnaweb.blogspot.com/
http://www.clickjobs.com.br/index.asp

EXPOSIÇÃO



Exposição do Artista Stephan Doitschinoff na Choque Cultural. Vale a pena conferir!

Clique aqui para mais informações num site bem interessante!

dica do aluno Antonio Carlos (CV - manhã)

abril 12, 2010

arte do cartaz arraial da etec 2010

Cumpadres e cumadres

Estamos iniciando as organizações de nosso arraial... a festa junina mais esperada do mês de junho... e você aluno ou ex-aluno pode participar sô... é fácil uai...

Mande uma ilustração temática (de festa junina... né) e criativa (nem adianta fazer releitura do Volpi) para a criação do cartaz, e-mail marketing, banner e convite da nossa festa.

O que vc vai ganhar: um par de convite e um milhão... bem quentinho com margarina e sal.

A imagem pode ser em formato paisagem ou retrato, deve ser criada em alta resolução e ao enviar para a coordenação mande uma imagem em baixa.

Pode ser em grupo? sim.... ai cada um ganha um convite e o milhão ocês dividem

Havendo mais de um inscrito vai para votação no blog da etec... chique sô...

Enviar até dia 10 de maio

PS: os dados do cartaz serão enviados posteriormente ao ganhador pelo organizador oficial do evento Prof. Wagner.

Ah só para lembrar ainda tá rolando o concurso cultural do festival de animações... temos vários inscritos... e vc ainda pode participar... daqui a dez anos que cartaz do museu da casa brasileira que nada...

PinHole Day


O que é dia da fotografia pinhole?


Qualquer um, de qualquer parte do mundo, que fez uma fotografia pinhole no último domingo de abril, poderá escaneá-la e enviar para este site, onde fará parte da galeria on-line anual de celebração do dia mundial da fotografia pinhole.
O último Dia Mundial da Fotografia Pinhole foi celebrado ao redor do mundo em 26 de abril de 2009. Visite a galeria para ver as fotografias pinhole feitas naquele dia por participantes de todo o mundo.


O próximo dia da fotografia pinhole é 25 de abril de 2010
Localize um workshop perto de você através do site


abril 10, 2010

Arte com Garrafas


Veja como reciclar garrafas de vidro e transformá-las em luminárias, porta velas e etc...
Confere só

abril 09, 2010

Lembrete de entrega de trabalhos:

FEB 1 - módulo da NOITE - Profa Zoli.

Os trabalhos feitos até agora deverão ser entregues , encadernados na ordem de datas, até o dia 16/04 - Sexta-feira.
Todas as propostas deverão conter no verso as informações : Título do trabalho, Nome, número e período do aluno.


abril 07, 2010

FEBI, TRI E FOTO 2 DOBRADO SEMANA QUE VEM!


Alunos do módulo 1 e 3 que tem aula comigo (prof. Fábio) nessa quinta e sexta-feira, comunico que estarei ausente nesses dois dias devido a recuperação da cirurgia do ciso que fiz hoje.
Havia comunicado os representantes de sala e reforço através desse canal.

Na semana que vem definiremos esquemas de reposição. Alguns professores podem me substituir, ou na falta dessa possibilidade (módulo 3 - noite) haverá dispensa.
Peço que a turma procure a Coord. Carol para definição e estratégia para esse dia.

Galerinha do thublr, nada de gracinhas hein?

Site para visitar e guardar em Comunicação Visual

Peguei alguns endereços de Sites ligados a Comunicação Visual, e estou deixando a disposição para Alunos Ex-alunos e Professores para aumentar o conhecimento e curiosidade.

www.designbrasil.org.br Site do governo informações sobre escritório de design, faculdades e universidades do brasil inteiro que tenha o curso de design, cursos e concursos e muito mais vale apena você pode se cadastrar e receber o programação via e-mail ligado a área.
www.revistaabcdesign.com.br Site particular ligado ao grupo Infolio, bem montado e fácil navegação fala sobre design de produto, comunicação visual e moda visite recomendo.
Assinaturas a revista abcdesign podem ser feitas pelo site e cadastre seu e-mail para receber programações gratis.
www.sp.senai.br/spdesign Site criado pela Fiesp, hoje e organizado pelo Senai/Fiesp, material interessante arquivos em PDF sobre varias áreas do Design brasileiro e internacional visita recomendada.
ABIGRAF - Associação Brasileira da Industria Grafica, fornece cursos pagos muito interessantes de quem quer conhecer a área gráfica recomendado para Designers Gráficos, a tambem arquivos em PDF em seu site muito interessantes www.abigrafsp.org.br unidade São Paulo
ABTG Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, esse site e ligado a Abigraf recomendo pois como o outro a cursos e arquivos que podem ser baixados sem problemas de uma olhada
Bom passeio e conhecimento a todos...

Chroma Key na rua!

Novas possibilidades.

Vídeo Grafite from Cinema de Rua on Vimeo.

abril 06, 2010

Horários da coordenação para abril

Olá amiguinhos e amiguinhas,

Estou eu aqui de novo para informar que os horários da coordenação de Comunicação Visual (eu) e também Processos Fotográficos ( eu tb) estão mudando a partir dessa semana.


E como o horário da coordenação muda mesmo em função das atividades, ora pedágogicas, ora administrativas (lê-se burocráticas) estarei publicando meus horários a cada mês.

segue o o horário para omês deabril:

segunda
18h as 21h - noite

quinta
10h as 13h - manhã e 13h30 as 19h30 - tarde/noite

sexta
13h as 22h30 - tarde/noite

amanhã estarei publicando os horários no mural
mas não esqueçam se for urgente manda um e-mail, um telefonema, um recadinho no orkut...

CRIV em dobro nessa semana - revisão

Módulo 2, essa semana vamos dobrar as aulas de Concepção e Representação da Identidade Visual! A idéia é tirar dúvidas sobre o desenvolvimento da marca, símbolo, logotipo e manual de identidade visual...

Quem faltou, chegou atrasado, matou aula, está perdidão... essa é a chance... não perca!

Temos que finalizar o nosso primeiro manual de identidade visual até a data programada que o intercursos vem por ai...



fotografia 1 / módulo 2 - comunicação visual - exposição virtual - movimento

autores na ordem: Aline Monique - manhã / Camila Landim - tarde / Gabriel Puttkammer - manhã / Paula Jordão - noite

abril 05, 2010

Próxima Aula - Zoli

Próxima Aula:

MIPG (todas as turmas)
Matriz gravada de xilo, papéis para impressão, jornais antigos e material de limpeza pessoal(avental, luva, sabonete...)

ECV (PF noite)
Objetos para composição de Fotograma (explorar transparências)

FEB I (noite)
Continuação da proposta de perspectivas. desenvolvimento de objeto.
Material básico de desenho (sulfite, compasso, esquadros, etc)

IMA II (tarde) Apresentações das duplas dos seguintes artistas: Henri Matisse, Paul Klee, Kandinsky, Picasso e Mondrian. Apresetação(15 min.) e entrega de texto escrito sobre pesquisa biográfica de cada artista.

LEMBRETE sobre visita técnica FEB 1 e FCEP nesta quarta-feira.

Com 1º módulo da noite C.V.
PALESTRA: Profissão Ilustrador SESC Pinheiros Dia 07/04 Quarta, às 20h.
Hiro KawaharaOrlando Pedroso

Bate-papo sobre ilustração, carreira, busca pelo traço e experiências profissionais. Com Orlando Pedroso, Hiro Kawahara, Angelo Shuman e Montalvo Machado. 200 vagas. Inscrição livre até o limite de vagas. Sala de Leitura, 2º andar.



Palestra vinculada ao evento ILUSTRE 35 que acontece este mês de abril no SESC Pinheiros. Aprofundar o vasto e criativo universo da ilustração é o objetivo do projeto. Com destaque para a capacidade narrativa da imagem, a programação estimula reflexões e criações por meio de diversas atividades e linguagens artísticas. No projeto, a ilustração é protagonista e se relaciona com a cultural digital, a literatura, o teatro e as artes visuais.


Nos encontraremos ás 19 h no local. ( Professores Auber e Carol Zoli)
Rua Paes Leme, 195 Pinheiros São Paulo - SP . telefone: 11 3095-9400 fax: 11 3095-9402
e-mail: email@pinheiros.sescsp.org.br





arte de rua dentro da sala de aula.

o Pranchetário recebeu um presente dos alunos
Renan e Willian 1° CV manhã, deêm uma olhada:






abril 04, 2010

Educadores para a 29 Bienal de ARTE!! Isso é a cara da CAMILA LANDIM!!!

Meus amores, vai começar a seleção para 300 educadores (estudantes de arte, design, história etc)...percebo que NÃO é o interesse de muitos alunos da ETEC mas, acho que tem tudo a ver com a CAMILA LANDIM. Irão fazer um curso preparatório para 500 estudantes, um curso de quase 2 meses e seleciona-se 300 que serão contratados via CIEE.
Camila se você se interessar faço uma carta de apresentação para você, insisto a seu favor (já que haverá preferência por estudantes de graduação), ou seja, se quiser, compro a briga por esta vaga para vc...assim como faria por qualquer outro aluno que já tenha demonstrado tanto interesse por arte como ela.
1. Maiores informações:
Curso de Formação de Educadores para a 29ª Bienal:
Contrato de estágio pelo CIEE
Inscrições: De 10 a 20 de abril de 2010
Ajuda de custo para transporte e alimentação: R$ 20 por dia
Carga horária do curso: 140 horas.
Período: De 30 de abril a 23 de junho de 2010
Horário: das 9h às 13h ou das 14h às 18h
Contato: enviar email com currículo para: guga.queiroga@fbsp.org.br.
Tel: (11) 5576 7611
Informações com Guga

abril 03, 2010

Sites de arte

Eu já naveguei por diversos sites de que chamo de artísticos, mas esse de cinema nacional me chamou atenção pela leveza, praticidade e uma navegação inusitada.
Sites assim dão prazer, aguça a criatividade e mesmo que qualidade das informações sejam duvidosas. Vale a pena reservar um tempo o primeiro grupo de sites são uma viagem total e o segundo grupo é de informação artística. Feliz Páscoa, renove-se também!

maxpay,

jodi
eduardo kac
lands beyond
<>
masp interativo
busca museus,
proporção do corpo humano 1 e 2 e um glossário de arte.

abril 02, 2010

Vídeos Virais

Hoje em dia todos (especialmente os profissionais de marketing) falam de criar o efeito viral e basta verem algumas visualizações na internet e terem meia dúzia de comentários de seus vídeos que pensam que já atingiram o efeito viral. Nada mais errado! Isso é pensar muito pequeno no mundo da internet. Um conteúdo que não tenha milhares de visualizações não pode ser tratado de vídeo viral. O efeito viral cria-se com recurso a muito trabalho que maioria das vezes nem é compensado com a tão desejada propagação viral do conteúdo criado. O principal erro dos marketeiros que querem fazer vídeos virais começa logo no principio de vídeo viral. Um vídeo viral é um vídeo que o utilizador espalha para todos os seus amigos, comenta e praticamente se apropria do conteúdo. Na maioria das vezes em que uma empresa tenta fazer um vídeo com o propósito de se tornar viral, esquece que tem de pensar como o consumidor e não tentar impor o seu produto ou serviço. Nenhum utilizador distribui pelos amigos os anúncios clássicos que passam na TV! Como as dúvidas sobre os vídeos virais parecem ser cada vez maiores e os profissionais de marketing continuam a procuram respostas para a criação destes conteúdos publicitários em que não precisam gastar muito dinheiro, vai um vídeo muito bom sobre como fazer um video viral, em inglês, feito pelos membros Wooshii Whirled creative. Se quiser aprenda mais sobre vídeo viral aqui! E aqui assista um TCC sobre vídeo viral.

abril 01, 2010

Alunos da Simone de IMA 2 e de ImaB

Muitos alunos me perguntaram pelos corredores da Etec hoje...então uso este post para lembrar a todos que a entrega do pré-trabalho está marcada para a semana 12 a 16 de abril.
Feliz feriado com muito CHOCOLATE!!!!!!
Prof. Simone

Módulo 2 manhã: O prof. GINO está certo e a professora Simone também.

Olá, sabe a aula da última quarta, onde "rolou" uma saia justa sobre a técnica do quadro de Eduard Munch, intitulado O Grito.....pois é, o artista fez mesmo em Litografia e em óleo, tempera e pastel sobre cartão (tela).
Então o resumo dessa ópera é que o Gino e a Simone apresentaram a obra com legenda certa, o artista é que fez a mesma composição mais de uma vez em técnicas diferentes. Portanto, NÃO foi nenhuma ëscorregada"histórica como foi levantado.
Salve Gino!
Beijão, Simone