outubro 13, 2009

2ª Semana de Comunicação Visual e 3ª Edição do Festival de animações da ETEC Carapicuíba

O que é a 2ª Semana de Comunicação Visual e 3ª Edição do Festival de animações da ETEC Carapicuíba?

É um projeto denominado “5 dias em 30 segundos” que tem como objetivo nos cinco dias que compõem a 2ª Semana de Comunicação Visual da ETEC Carapicuíba, a realização de oficinas para a orientação e desenvolvimento de técnicas de animação em stop motion.

O resultado dessas oficinas será exibido em forma de um festival a ser realizado no dia 24/10/2009, premiando consecutivamente as equipes com melhores animações e produções.

O projeto incentiva a participação dos alunos, integrando os módulos, inclusive inter turnos, proporcionando troca de conhecimentos e instituindo atividades extra-curriculares na área de Comunicação Visual.

Objetivos: a realização um festival com oficinas que propiciem o desenvolvimento das técnicas de animação através de uma abordagem interdisciplinar dos componentes que integram o currículo do curso de Design Gráfico/Comunicação Visual gerando a produção de resultados concretos durante o evento anual.

É importante lembrar que muitas das ferramentas utilizadas para a produção de uma animação já são de uso corrente em alguns componentes curriculares do curso.

Justificativa: O festival “5 dias em 30 segundos” se justifica pela integração tanto dos alunos como dos componentes, pois animação é uma linguagem que além de muito apreciada pelos alunos temganahdo cada vez mais espaço no mercado de trabalho, abrangendo e ultrapassando os objetivos almejados das bases tecnológicas previstas e abordadas pelo curso.

Justifica-se também no intercâmbio entre os módulos, e a participação da comunidade na multiplicação do conhecimento e na troca de experiências na área. A composição das equipes visa à integração incentivando a produção dos alunos através da exibição e premiação das animações realizadas com exibição para toda comunidade escolar.

Neste ano de 2009 realizaremos a terceira edição do festival de animação contemplando uma cerimônia de premiação para todos os turnos e ampliando o tempo de produção. Certificaremos aqueles participação superior a 75%, isto é, presentes 04 dos 05 dias do evento.

QUANDO ACONTECE?

19 a 23/10/2009 - Semana de Comunicação Visual
Durante a realização da semana os alunos poderam frequentar a escola em horário integral possibilitando a integração inter turnos.

24/10/2009 - premiação e apresentação dos resultados.

COMO PARTICIPAR?

REGULAMENTO:
Cada grupo deve ter no mínimo 08 e no máximo 10 integrantes.

As oficinas ocorrem simultaneamente e cada grupo deve inscrever no mínimo 01 e no máximo 02 integrantes em cada oficina levando em consideração as afinidades dos mesmos.

O tema é livre.

As animações produzidas devem ter no mínimo 30 segundos. Não há tempo máximo de duração.

É permitido o uso de som ou trilha sonora, mas as animações devem ser SEM diálogos falados.

Os trabalhos devem ser realizados dentro das dependências físicas da escola sob a orientação dos professores e/ou convidados pelos mesmos.

O grupo é responsável pelo material a ser utilizado e por seus arquivos.

O tempo limite para entrega do material finalizado será as 22h30 do dia 23/10/2009 em mãos à organização.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Poderá participar alunos do curso de Comunicação Visual/Design Gráfico, ex-alunos do curso de Design Gráfico e alunos de outros cursos da ETEC Carapicuíba e convidados. No caso de convidados somente se inscritos e integrados a grupos com 80% de alunos do curso de Comunicação Visual/Design Gráfico.

COMO ME INSCREVER?
A inscrição deverá ser feita até as 22h00 de segunda-feira dia 19/10/2009 junto a organização do evento. No momento da inscrição será recolhida uma contribuição de R$ 10,00 (dez reais) por grupo que serão revertidos para cerimônia de premiação.

CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO
Melhor Roteiro
Melhor Personagem
Melhor Animação
Melhor Fotografia
Júri Popular
e em 2009 mais duas novas categorias surpresa...

ORGANIZADORES DO EVENTO
Profª. Carolina Marielli
Prof. Alexandre Vieira
Profª. Camila Calabrez

EM BREVE A PUBLICAREMOS A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Um comentário:

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.