outubro 14, 2009

Carapicuíba na Pixel !!!!


Sim pessoal, essa foto brega ai de cima com pessoas mostrando sorrisos cinematográficos é a eternização dos alunos da ETEC na Pixel show 2009!!!!! uhuuuuuu\o/
O evento foi super bacana e proveitoso, Eu (Diego), A professora Camila, José (3D) e Mariana (Ex-aluna) nos aventuramos na selva de pedra que há por detrás do MASP para achar o prédio da FECOMERCIO, localizado na avenida 9 de julho.

Nos dias 10 e 11 de outubro aconteceram duas etapas de palestras sobre design e criatividade com estúdios, coletivos e artistas do mundo inteiro, elas começavam as 10:30 e se estendiam até as 18:30, com direito a parada para almoço (não incluso ¬¬). Paralelo as palestras aconteciam workshop's de stencil, grafitti e colagem, haviam também vários murais para desenho livre, dois videogames de patrocinadores com jogos de grafiti e estandes dos expositores que fizeram várias promoções. Em um dos concursos de Ilustração que foi realizado, o aluno José Wilson (3D) conseguiu o 3° lugar concorrendo a uma bolsa de estudos.

As palestras foram bem produtivas para nós, em relação a mercado de trabalho, referências, processo criativo, geração de insights, etc... Uma das frases que escutamos de um palestrante e que achamos bem interessante foi:

"Se você quer pegar um job, faça-o!"

Acho que serviu de lição pra todo mundo que estava ali presente e queria perguntar como ele começou a trabalhar na área,essa foi a resposta dele pra uma pergunta sobre como ele conseguia os trabalhos, e quem disse isso foi um dos diretores de criação da "Digital Domain", pra quem não conhece, é o estúdio que fez nada mais nada menos que os efeitos especiais de filmes como "Transformers, Piratas do Caribe, Titanic, Benjamim Button..." pouca coisa (bah), não quero fazer propaganda dos caras.

Uma dica que eu posso repassar é com relação a produção digital. Muitos dos palestrantes mostraram seu processo criativo e ao contrário do que a gente pensa, na maioria deles o projeto começava no papel mesmo, quase sempre com produções bizarras do tipo, serigrafia em cima de papel impresso digitalmente, recorte de figuras do dia-a-dia (pregos, prendedores, alfinetes, etc.) com desenhos muito sintéticos, sem firula! Depois era só adaptar no software, é claro que isso não é regra... mas eu posso dizer por experiência própria, evitem começar os trabalhos direto no software, isso pode gerar vícios muito difíceis de serem removidos posteriormente =/

Outra dica é com relação aos softwares. Eu sei que tem muita gente que aprende a mexer num software (Photoshop, corel, flash, qualquer um) e faz dele um bicho de estimação, quer fazer TUDO nele, calma lá... Vetores não são possíveis em softwares bitmap assim como ainda não é possivel gerar 3D no Corel Draw... Por isso fica a dica, DOMINEM todos os softwares possíveis, quando perguntavam em que programa o cara fez aquela vinheta da MTV insana, ele respondia:

"- Em todos."

O software é apenas uma ferramenta pro designer, assim como a Ilustração, a fotografia, a Tipografia e por ai vai, todas essas competências são essênciais na formação de um bom profissional, já fui em muita entrevista em que eu estava com as ferramentas do Illustrator afiadíssimas, chegando lá, o cara me pediu pra fazer um trampo no Corel...
E acima de todas as ferramentas, não se esqueçam que a principal função de um Comunicador Visual (nem sei se existe essa palavra) é COMUNICAR, então sejamos claros nos conceitos, sem pirar na batatinha e nem levar nas "coxa".
Estas foram algumas lições que eu tirei desse evento e quis por meio do blog compartilhar com as pessoas que lêem o blog.

Segue o link de todos os palestrantes, vale muito um passeio:

Rico Lins - http://www.ricolins.com/ -Design

Diguinho - http://www.flogao.com.br/searchtattoo -Tatoo

Santa - http://www.sant.at/ -Motion Graphics

Molly Crabapple - http://www.mollycrabapple.com/ -Ilustração

Digital Domain - http://www.digitaldomain.com/ -Video

Nelson Balaban - http://www.xtrabold.net/ -Design

Cuco cc - http://cubo.cc/ -Motion Graphic

Estúdio Árvore - http://www.estudioarvore.com.br/09/ - Moda

Sesper - http://sesper.blogspot.com/ -Stencil, Colagem

Musa Worklab - http://www.musaworklab.com/ -Design

Coloquei essas tags de moda, design etc. para norteá-los na navegação, não significa que os profissionais só trabalhem com isso.

De carakas para o mundo!!

Ex-aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.