outubro 25, 2009

Vida de ex-aluno (parte II)

Olá a todos.
No episódio anterior vimos como foram os primeiro passos no desenvolvimento da campanha do vestibulinho 2010 da ETEC Carapicuíba, mostrei como foram escolhidas essas cores que vocês viram nos impressos e que de vez em quando, quando pensamos que uma cor é perfeita para o projeto, o cliente vai sempre discordar (ainda prefiro aquele azul... rsrs)
No episódio de hoje:
Fazendo os personagens!!!
Estrelando - Adobe Illustrator
com participação especial de:
Adobe Acrobat (fechamento de arquivo, conversão para P/B, etc...)

Depois de uma hora procurando referências foi preciso mais uma hora para rascunhar os personagens, após folhas e mais folhas de rascunho finalmente decidi como eles seriam mas eu ainda precisava definir as cores e decidir a posição em que eu os apresentaria. Esses foram os desenhos que eu levei pro software:

A vetorização desses desenhos me tomou 7 horas ininterruptas (domingo ¬¬). Na época eu estava treinando um novo tipo de ilustração vetorial (novo pra mim pelo menos, eu já tinha visto mas não sabia como fazer direito) e quis colocar em prática o que eu tinha aprendido até então. O resultado final foram muitos layers e vários gradientes.
Eu achei o resultado satisfatório e dentro das minhas expectativas, levando em conta que era a primeira vez que eu usava esse tipo de ilustração em um trabalho. Os personagens foram aceitos de primeira (uhuuuu, uma coisa a menos!)A disposição que eles ficariam iria depender de como seria resolvido as informações, escolhi começar pela faixa personalizada:
Vestibulinho 1º semestre de 2010
Cursos oferecidos:
Noite: Processos fotográficos - ETEC Carapicuíba
Contabilidade - Logística - Marketing - Redes de Computadores - Extensão EE Prof. Oscar Graciano
Comércio - Informática - Informática para internet - Extensão EE Prof. Franco Montoro
Manhã/Tarde/Noite: Administração - Comunicação Visual - ETEC Carapicuiba
Informações : www.eteccarapicuiba.com.br
11 4184-8408 ou 11 4184-8404 ramal 700
Quer saber mais sobre os cursos, o mercado de trabalho e nossa escola? Consulte nosso site e saiba como participar.
Logo da Etec Carapicuíba
arte elaborada por diego santos ex-aluno do curso de design gráfico/comunicação visual”

Essas eram informações contidas no brieffing.
Depois de vários estudos e muitas reprovações (isso tudo por e-mail e msn)cheguei numa composição que agradou o cliente, é C-L-A-R-O que ele não aprovaria a peça se não tivesse um dedinho dele ali né... acabou que o cliente (Carol e João) deram uma mexidinha aqui, outra ali, alinha isso, coloca aquilo um pouco mais pra lá, e finalmente aprovaram a faixa.
Agora era preciso fazer a versão das filipetas, cartaz e peças digitais. Era só adaptar.
A filipeta por ser menor não podia ter a mesma disposição dos elementos que a faixa mas eu teria que manter em mente os mesmos alinhamentos pra que não parecesse uma peça fora do conjunto (até esse ponto da história já haviam se passado umas 2 semanas, é claro que eu não ficava fazendo só isso o dia inteiro).
Feito as filipetas e faixa personalizada, juntei minhas forças para o Cartaz, nele foi pedido foco nos personagens. Como eu já tinha apanhado bastante pra conter as informações em pouco espaço, no cartaz foi bem tranqüilo lidar com o texto.

PRONTO !!!! Todas as peças estavam prontas (as digitais foram prorrogadas até segunda ordem) era só entregar os aquivos e fim de papo!
Entreguei pessoalmente para a professora Carol um CD com os seguintes arquivos:

-Cartaz A3
420x297mm
4x0 cores
Arquivo em PDF com marcas de corte e sangria

-Faixa personalizada
450x150mm
1x0 cores (P/B)
Arquivo em PDF com marcas de corte e sangria

-Filipetas
Entreguei a pedido do cliente um arquivo em PDF com todas as filipetas alinhadas de maneira que todas fossem impressas na mesma folha como mostra a imagem a seguir. O arquivo era em PDF com as devidas marcas de corte e sangria (nunca esqueçam disto, ninguém vai adivinhar onde é pra cortar o seu arquivo) que posteriormente foi convertido para preto e branco.
Quando eu estava bem tranqüilo achando que tinha terminado o trabalho, só esperando o resultado sair da gráfica um telefonema tira o sossego...
Alô, gostaria de falar com o Diego...
-É ele quem fala?
É a Carol, tudo bom Diego?
- Tudo (ou estava) e vc...?
- Diego, teremos que fazer "algumas" alterações...
No próximo capítulo teremos o desfecho dessa epopéia!!! Quais seriam essas alterações? O que essa pessoa queria? Que história é essa de curso na Franco Montoro?? Quem matou Lineu?
Saiba tudo isso e muito mais na próxima semana ;)
Boa semana para todos e Parabéns pelo trabalho na semana de comunicação visual. A cada ano os trabalhos ficam melhores e nesse ano não foi diferente. Parabéns a todos!!!
To be continued



2 comentários:

  1. Diego, vc usou o Illustrator CS4 para vetorizar? Usou tablet ou foi com o mouse mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Illustrator CS4 no mouse mesmo.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.