fevereiro 24, 2010

Guernica de Picasso

O famoso painel Guernica já passou por São Paulo (leia sobre), e muitas pessoas já o conhecem, Guernica é um painel pintado a óleo com 782 x 351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, em preto e branco, representa o bombardeio sofrido na cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e atualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazista tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital (leia: A GRAVURA DIGITAL E O PROCESSO CRIATIVO DE OTONI MESQUITA) decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na internet sob a forma de um vídeo.
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.


4 comentários:

  1. Tambem tem essa animação 3D feita por Marcelo Ortiz, hoje fundador da escola Melies!

    http://www.youtube.com/watch?v=4drJL-pRTko

    ResponderExcluir
  2. - Camila Landim.fevereiro 25, 2010

    De fato... incrível esta versão 3-D! *_*

    Enxerguei detalhes dos quais nunca havia notado (e talvez tivessem ficado despercebidos para sempre!)

    Trágica a obra.

    ResponderExcluir
  3. Achei sensacional...
    Valeu Profº Eduardo!!!
    Saudades,rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Muito sensível esse "tour". Antes de ver achei que iria ser um tipo de releitura oportunista de um quadro super conhecido, mas pelo contrário, é um trabalho fiel ao original, acrescenta novos olhares sobre a carga expressiva das pinturas de Picasso. E ainda assim é um trabalho novo, uma obra nova, criada por Lena Gieseke.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.