A Câmara analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Esses anúncios deverão trazer a seguinte mensagem escrita: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada."
"Em tempos de photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirma o deputado.
leia na íntegra: http://bit.ly/9eMGAF
O que vc acha disso? comenta ae! (vale ponto positivo)
Li a reportagem e achei interessante, se não tivesse outros problemas a serem resolvidos. Acho válido até certo ponto. Há tantos projetos bem mais importantes a serem sancionados, e esses parlamentares ficam querendo se aparecer com trabalhos que as próprias agências de publicidade deveriam tomar ciência. Mas, é a lei do poder e não o que os cidadãos gostariam que fosse aprovado.
ResponderExcluirAbraços
As vezes é difícil até para os profissionais rsrs
ResponderExcluirQuando comecei a ler achei que fosse uma lei na China (onde até o "playback" em shows é crime), quem diria aqui no Brasil uma lei dessas.
realidade e fotografia?
ResponderExcluir"aparentemente, pois, imagem e mundo se encontram no mesmo nível do real: são unidos por uma cadeia initerrupta de causa e efeito, de maneira que a imagem parece não ser símbolo e não precisar de deciframento... O caráter aparentemente não-simbólico, objetivo, das imagens técnicas faz com que seu observador as olhe como se fossem janelas, e não imagens." (FLUSSER)
É interessante, mas abre espaço pra pensar em quantas outras coisas não caberiam as tais legendas informativas.
ResponderExcluirAproveitando o comentário do Diego Cruz, conseguem imaginar um mundo no qual as pessoas viessem com essas legendas informativas? Mentiroso (a), falso (a), não-confiável, amigo (a), amor verdadeiro, etc... No caso de algumas profissões então seria fantástico: corrupto (a), assassino (a), falso (a), mentiroso (a), etc...
ResponderExcluirNão custa sonhar...
Vanise Biajoti