abril 24, 2010

veja, leia, entenda!

Apesar de velho, dá um caldo!

fonte rede design brasil

Poltrona Fólio

em 22/02/2005

Bom design na TV


Quando a poltrona Fólio chegou ao mercado, no ano de 2000, ninguém imaginava que ela teria tanta visibilidade. O produto, criado por um designer paranaense e fabricado por uma empresa de Curitiba, ganhou notoriedade ao ser adotado pela Rede Globo de Televisão em diversos programas de entrevistas e noticiários, como o Bom Dia Brasil.


O Problema

Em 1996, a Ronconi alterou sua linha de móveis. Para se diferenciar no mercado, implantou um estilo contemporâneo, ampliando o mix de produtos com peças complementares aos sofás. O projeto da Fólio surgiu a partir dessa estratégia.

A Empresa

Fundada em 1921, a Móveis Ronconi ganhou credibilidade em Curitiba como fabricante de móveis. Em 1979, começou a industrializar espumas, segmento em que a empresa acabaria se destacando não só na produção de estofados, mas de colchões. A partir de 1996, a Ronconi entra em uma nova fase, com uma linha contemporânea focada no design. No ano 2000, a empresa adotou uma nova política de distribuição. Deu prioridade às lojas alinhadas com o novo estilo e credenciou franquias em estados do Sul e do Nordeste.

O Designer

Emerson Borges, 45 anos, graduou-se na primeira turma de Design da PUC-PR e tem pós-graduação em Marketing pela FAE, de Curitiba. Acumula 25 anos de experiência profissional, atuando em diversas áreas do design e do setor de propaganda e marketing. Durante seis anos foi gerente de produto da Incepa, empresa de revestimentos cerâmicos na qual fazia gestão de design. Voltou à prancheta há alguns anos. "A cultura do empresário paranaense vem mudando. Hoje se vê uma preocupação maior com a originalidade", explica. Para ele, fazer design é mediar o contexto da produção. "Não consigo desenhar só pelo aspecto formal. Prefiro dar solução completa, indicando e avalizando fornecedores, orientando o processo de marketing e treinando equipe de vendas. Um bom produto, muitas vezes, morre porque a leitura que os vendedores têm dele é muito rasa. Com uma orientação, a equipe de vendas tem mais argumentos para convencer os clientes".

O Briefing

Uma linha de produtos estofados complementares aos sofás com o perfil do público da Tok Stok, mais jovem. Este foi o briefing inicial que deu origem à Poltrona Fólio, no ano 2000.




O Desenvolvimento do Produto

A partir do briefing foi feita uma série de desenhos e alternativas para a linha. Segundo o designer Emerson Borges, o conceito da Fólio foi pensado com base numa estrutura simples, metálica, fundamentada em dois arcos. "A poltrona ficou tão simpática e gostosa de sentar que a Ronconi preferiu manter o produto para sua própria linha", explica. A partir de então, o projeto passou por adaptações estruturais, para torná-la mais sólida e de maior porte, visando um público adulto, mais exigente e de maior poder aquisitivo. O conceito básico, de leveza, foi mantido. Após quatro meses de concepção e desenvolvimento, o produto final tornou-se uma poltrona com estrutura em ferro tubular, molejo em percintas elásticas, almofada do assento solta e do escosto fixa. Os pés são em alumínio com ponteiras plásticas. As medidas são de 83 cm de comprimento, 68 cms de largura e 85 de altura. Os revestimentos podem ser em diversos tecidos.




Comentário do Cliente

"A repercussão proporcionada pela utilização da Fólio na TV Globo é fantástica. O link é imediato quando um cliente entra numa loja e se depara com o produto. A Fólio foi o primeiro de uma série de produtos da Ronconi escolhidos por programas da própria TV Globo e de outras emissoras, dentre eles o do Didi e o do Milton Neves. Hoje, quase 50% do faturamento da empresa vem de produtos complementares aos sofás".
Pedro Guilherme Ronconi, presidente da Ronconi

Comentário do Designer

"Quando soube que a Fólio fora adotada como padrão pela Rede Globo, os programas que a utilizam já estavam indo ao ar. Ela rende bem no vídeo. Foi uma surpresa agradável".
Emerson Borges - Designer

Ficha técnica Poltrona Fólio
Pedro Guilherme Ronconi - Diretor Presidente
Vitório Meneghini - Diretor Industrial
Dirceu de Assis Camargo - Prototipista
Emerson Borges - Designer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.