maio 25, 2010

Conversa sobre FOTOGRAFIA no Museu Lasar Segall ... o programa continua

Conversas fotográficas no Segall
29/05/2010
O projeto Conversas fotográficas no Segall propõe estimular a reflexão sobre a linguagem fotográfica na atualidade, a partir de conversas entre profissionais e interlocutores, buscando assim maior percepção a respeito desta arte.

"Com a cor e a coragem"

Neste encontro Walter Firmo tratará dos vislumbres fotográficos do rapazinho do subúrbio carioca que sonhava entrar no mercado editorial. Mostrará suas andanças pelos jornais e revistas, os inúmeros free-lancers, comendas e prêmios no decorrer de sua carreira. Também falará sobre sua atuação como diretor do Instituto Nacional da Fotografia e de suas experiências atuais como professor.

"Creio que a verdadeira função de uma fotografia é sobre tudo educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento", diz Walter Firmo.

Fotógrafo carioca formado em fotojornalismo, Walter Firmo estreou no jornal "Última Hora" em 1957. Trabalhou nos mais importantes veículos de imprensa brasileiros como o "Jornal do Brasil" revista "Realidade", "Manchete", "Veja" e "Istoé". Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE. Desde então o fotógrafo dedica-se a disseminar seu conhecimento fotográfico proferindo cursos por todo o país. Expôs nos principais centros culturais do país e do exterior, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1963, o Golfinho de Ouro, em 1985. Foi contemplado nove vezes com o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon. Editou os livros - "Walter Firmo: Antologia Fotográfica", "Paris parada sobre imagens" e "Rio de Janeiro cores e sentimentos". Seu acervo perpassa fatos relacionados a temática social brasileira, por meio do registro do folclore e da cultura, além de personagens típicos, de norte a sul do país, e de célebres figuras nacionais.

Palestrante: Walter Firmo
Tema: A cor e a coragem
Data: 29 de Maio de 2010
Horário: sábado, das 15h30 às 17h30
Local: Museu Lasar Segall - Auditório Paulo Emílio Salles Gomes (90 lugares)
Endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana - Tel. 11.5574.7322
Inscrições: no dia do evento, na portaria do museu, por ordem de chegada
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.