maio 11, 2010

Momento INTERCURSOS de hoje: tropicália e tropicalismo.

Uau! Vários aluninhos dos diversos turnos dos módulos 2 tem me perguntado sobre a TROPICÁLIA....esta pergunta é decorrência de algum dos briefings do intercursos.
O pessoal pergunta é Tropicália de tropicalismo? Isso eu não sei , porque eu não fiz o briefing.
Mas, vamos estudar o que é a TROPICÁLIA? E o que foi o Tropicalismo?
TROPICÁLIA = obra de Hélio Oiticica (de 1967) que está esposta em São Paulo no itaú Cultural até 23 de maio, é uma obra que pede (quase exige) a sua participação, é uma obra para você sentir, cheirar, ver, ler, ouvir, pensar...você deve ir ao Itaú, tirar seus sapatos e entrar na instalação, pisar na areia, na pedra, ver tudo, ouvir tudo, ler tudo... Hélio Oiticica estava trabalhando a quase uma década na idéia de que a arte está na vida, está no dia a dia, no mundo, é só descondicionar seus hábitos, ver, observar e sentir....pena que o Itaú montou a instalação muito arrumadinha, mas mesmo assim vale muito a visita.Só ele pensava nisto? Não! Também a Lygia Clark trabalhou neste sentido.
Tropicalismo foi um movimento de vanguarda que começou em 1968, como refelexo de vários acontecimentos do ano anterior e com grande atividade no campo musical. Quem participou? Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Gal Costa, Nara Leão, os maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia, muita produção músical...., mas não só...teve também artistas plásticos Hélio Oiticica, Rubens Gerchman e Antônio Dias, os cineastas Gláuber Rocha, Rogério Sganzerla. E o grande gênio reconhecido por todos era o CHACRINHA! Você não sabe quem foi esssa peça rara? Veja no youtube! Era um velhinho fantasiado, estranho, que jogava troféu abacaxi para o seu público quando não era bacalhau, tocava a sua buzina e de tempos em tempos alertava seus espectadores, dizendo: "estou aqui para confundir e não para explicar". Era isso que os tropicalistas queriam...misturar inúmeras referências artísticas e devolver para o espectador entender, sem muitas explicações. E é claro, existia muita crítica, criticavam a passividade do público e é claro a política ...afinal são tempos de ditadura no Brasil, ou você se esqueceu disso???
Moçada, até o Ato Institucional 5 (de 13 de dezembro de 1968), que fechou o Congresso Nacional, extingiu a liberdade individual e instituiu a censura absoluta e o estado de exceção, havia espaço para manifestação de idéias no país, apesar das pressões e das várias formas de repressão e censura já em curso, é só lembrar dos famosos festivais da TV Record, de 1967, Caetano cantou neste festival "Alegria, alegria" e Gil "Domingo no parque"...procure no youtube..Já é tropicalismo, são diversas citações e muita crítica à ditadura.
Até as aulas,
Profa. Simone

2 comentários:

  1. Eu fui na exposição e digo FOI ÓTIMO.

    Tirem os sapatos, mexam nos panos, toquem o piano, durmam na salinha...

    VAI SER MUITO BOM

    ResponderExcluir
  2. Nossa Simone muito boa a explicação! E pensar que eu levei duas semanas de aula de cultura brasileira para aprender sobre. Simone arrebentou no texto.. com tiradinhas sarcásticas, mas que, faz a gente realmente refletir sobre as experiências e como elas são importantes para nós, mesmo que no primeiro momento pareçam ser desprezíveis ou não tão importantes

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.