maio 09, 2010

Sobre o projeto intercursos!!! Recado para o Segundos ciclos!!!

Olá pessoal!

Questão 01

Gostaria de salientar que a possibilidade de tirar dúvidas sobre o projeto aconteceu até a segunda-feira passada. E que muitos grupos sequer se manifestaram. Posso entender simplesmente que não houveram dúvidas... mas posso entender tb que pode ter havido algum tipo de negligência! rs



Questão 2

Quanto aos grupos que se manifestaram (dentro do prazo estabelecido)... Agradeço a destreza!

Como um dos orientadores e mediadores (diplomatas, rsrs) do projeto, resolvi fazer uma uma compilação das perguntas RECORRENTES(pois de fato, temos que concordar que haviam muitas questões que não estavam claras) e PERTINENTES! Sim... porque haviam coisas engraçadas do tipo:

    Quais são as marcas concorrentes?
          Aí os alunos de ADM listavam as marcas.... (bla, bla, bla)
          Aí os alunos de CV perguntaram (quais são os dados da pesquisa?) rsrs

Entre outras posturas que aconteceram com certa frequência, tipo:
     Respostas atravessadas (pra não dizer mal-educadas, ou engraçadinhas)
     Solicitação de mudanças tipo (nome da empresa, natureza do serviço oferecido, sistema de vendas, etc)

Lembrem-se... nos estamos prestando serviço pra eles....  e não participando da banca de avaliação do TCC deles. Além do mais... não existe briefing perfeito... até porque eles não são obrigados a saber fazer um briefing, nem a saber sobre design. Nós temos que dar este suporte... e documentá-lo para não haver problemas posteriores. Por isso, pedi a vcs que fizessem perguntas com a finalidade de melhorar o documento.


Questão 3

Gostaria de deixar claro que o Projeto Intercursos tem a pretensão de ser uma ponte entre esse abismo que existe entre essas duas áreas de conhecimento, que... se agente parar pra pensar ... nem são tão distantes assim.


Questão 4

O PORRA ETEC

Tentei responder um email do cristiano no qual ele me perguntava sobre a repercurssão do Porra etec (mas o email voltou 2 vezes... e para os que pensaram... "será que ele mandou para o email correto... eu respondo... siiiimmm e tenho certeza que mandei! rsrs)

A noite... não aconteceu nada especificamente (apesar de não terem gostado, obviamente)

Mas a tarde ... me chamaram a atenção em relação aos briefings de adm que foram postados lá...
a situação ficou meio chata ... mas o que deu pra perceber é que existiam outras razões que estavam deixando o pessual de adm nervoso... (que não vem ao caso agora) e o post lá no porra etec só foi o estopim...

As reações das pessoas são muito imprevisíveis. Acredito que posts como aquele não devem ser colocados no blog institucional, simplesmente pelo fato de não alimentar o "Apartheid" que parece existir entre os cursos de CV e ADM. Mas o Porraetec é um espaço criado pelos alunos e é alheio ao curso... portanto... deve ter total liberdade de expressão. (minha opinião!!!)

O que eles pegaram no meu pé foi em relação ao fato de EU ter divulgado "abertamente" (sendo redundante propositalmente) o briefing na internet. Creio que não tenham gostado da exposição... e de fato se isso acontecesse numa situação real de trabalho... eu poderia ser processado ou simplesmente perder o cliente.

Mas como não é esse o caso... pois se trata de um trabalho de cunho acadêmico... e pelo fato de eu ser um dos professores a organizar o trabalho... tenho a autonomia de moderar e organizar as informações da maneira que eu achar pertinente e ágil para uma melhor execução do trabalho inter.

Finalizando... como um dos orientadores do projeto inter, GARANTO que quaisquer problemas que ocorram em relação ao ocorrido... não mudarão em nada nosso fluxo de trabalho.... e falo isso como forma de tranquilizar qualquer mal estar que o fato possa gerar.

Falo isso, pois ... um dos temas, o CYBER CAFÉ... não vai mais ser realizado pelos alunos de ADM (tarde) , O QUE NÃO MUDA EM NADA O NOSSO FLUXO DE TRABALHO. Portando... AS PERGUNTAS SOBRE ESTE BRIEFING SERÃO RESPONDIDAS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES. Ok?!


Questão 5

Quando vi o post no Porra etec ao meu respeito, percebi o quão previsível (entendam como sinônimo de sincero) que eu me mostro para os alunos... pois de fato a minha reação foi muito próxima ao ilustrado lá....

No entanto gostaria de salientar que:

Do mesmo jeito que eu quero que o nosso Projeto dê certo em relação qualidade gráfica e atendimento de prazos... além é claro do processo de aprendizagem...

Eu PRECISO conquistar a confiança dos alunos de ADM, pois provavelmente o Projeto Intercursos continue no semestre que vem!

E para isso,preciso ser extremamente diplimático (do meu jeito, né rsrs) estabelecendo a maior harmonia possível, e para isso QUERO contar com a ajuda de vcs, no sentido de serem um pouco mais pacientes e menos implusivos em relação a comentários sobre o trabalho.

Assim como eles não estão autorizados interferir diretamente nos nossos projetos... vcs não tem autorização tb de fazer qualquer interferência profunda no plano de negócios desenvolvido por eles.

Até porque... se não rolar essa colaboração... eu vou trabalhar pra que ela aconteça... custe o que custar! rsrs (ilustrar isso vcs já sabem!)

Lembrem-se... estamos em uma escola... um dos poucos espaços que ainda se pode falar, verdadeiramente, de consicência, colaboração, ética e respeito para com o outro... mesmo em se tratando de uma escola técnica (que forma pessoas para o mercado...). (Conectem com o que foi falado a respeito de Paulo Freire)


Desculpem-me se me alonguei.... mas é que tinha muitas coisas para esclarecer e registrar!

Sem mais!

Obs.: Faltam apenas 2 semanas hein!?

3 comentários:

  1. Boa tarde,sei que nunca fiz um comentário pras coisas que vc posta, mas hoje me achei no direito de fazer um.Achei muito interessante o trabalho de intercursos que a Etec vem realizando com o pessoal de ADM, coisa que ja deveria estar fazendo desde o início de tds os anos de existência dos cursos de DG e ADM. Agora qto em mesmo se tratando de uma "Escola Técnica", como foi dito que se tem a liberdade de falar sobre; concientização, colaboração, ética e respeito, concordo apenas em alguns itens. A Ética foi uma das coisas que sempre foi aplicada na teoria porque na prática deixou muito a desejar, digo isto em tds os aspectos. Sinto muito qto ao conceito sobre esta parte, mas me achei no direito de falar. Este comentário pode até não vir a ser postado. Sinto muito se vier a acontecer. Não sou dna e nem quero ser da verdade, mas ela tem que ser dita e foi o que fiz. Não quero com isto tirar o crédito e nem ferir a moral de quem quer que seja. É isso.
    Sem mais, desejo boa sorte à tds vcs.

    ex-aluna
    Elizabete

    ResponderExcluir
  2. Olá... existem algumas várias questões que incidem no conceito de ética dentro de um curso técnico... Não sei exatamente do quais vc está falando.... portanto... estou a disposição para conversar a respeito, PESSOALMENTE e COLETIVAMENTE! o que acha!? Abraço! Sem mais!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a ética tem vários conceitos, não disse que não tinha. Tbm acho que ja me acho fora da Etec e não quero conversar a respeito do assunto.Tirem vcs suas próprias conclusões. Que tdo fique bem. Não quero ser mais odiada do que ja venho sendo. Um sindicalista é sempre mal visto, não é mesmo. Eu sou uma lutadora pelos direitos humanos, seja ele ql for. Então prefiro ficar fora dessa. Quis apenas comentar, fiz e pra mim ja basta! Sem mais, agradeço pela atenção.

    att.
    ex-aluna
    Elizabete

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.