fevereiro 09, 2011

Movimento #PorraGloboNews!



A Comunidade de Design no Brasil encontra-se indignada como a reportagem veiculada nessa última terça (8/2/11) pela GloboNews (leia aqui), que apresentou uma empresa chamada “We do Logos” que contradiz todo o conceito da atividade projetual por trás do design. A empresa em questão cria logomarcas pelo preço que o cliente quiser.

A comoção foi tão grande a ponto de colocar a hashtag #porraglobonews no TT Brasileiro do Twitter.

Leia as manifestações contrárias a reportagem e quem tem apoiado o movimento:

espaco.com/design
espaco.com/design/porraglobonews-voces-estao-difamando-o-mercado-2/

abcDesign
abcdesign.com.br/noticias/porraglobonews/

Caligraffiti
caligraffiti.com.br/porraglobonews/

Cão da Lua
caodalua.wordpress.com/2011/02/08/nos-fazemos-logos/

Designers Brasileiros
designersbrasileiros.blogspot.com/2011/02/porraglobonews….

DesignFlakes
designflakes.com.br/porraglobonews/

IdeaFixa
ideafixa.com/e-pra-rir-ou-pra-chorar/
(recomendo que vejam nesse link o vídeo do músico Rodrigo Amarante sobre os jornalistas)

E você, o que acha? Deixe sua opinião.

2 comentários:

  1. É uma pena...
    Nos esforçamos tanto para estudar com ótimos professores como os da ETEC de Carapicuíba, fazemos de tudo por um "MB", nos animamos tanto quando sabemos que nosso curso ficou entre os 4 melhors do estado de SP, para uma emissora (que tbm possui uma agência de publicidade e é diretamente prejudicada com isso) publicar uma matéria dessas apoiando a desvalorização do design.
    Por que será que eles não abrem mão da transmissão do futebol e da F1? Por que não liberar o leilão também das transmissões, e a gente escolhe qual emissora vamos assistir?

    O problema é a constante desvalorização que o DESIGN vem sofrendo no contexto mercadológico.
    Sei que tem empresas que preferem procurar um verdadeiro profissional, mas a questão é que nasce ai um movimento de grande desvalorização da profissão e da importância de uma identidade visual.
    Sabemos como é um cliente e para eles quanto mais argumento tiverem para acreditar que o design de sua empresa não é tão importante, Melhor. Esta ai um ótimo argumento que ilude o empresário e dificulta nosso trabalho perante ao cliente.
    Hoje este movimento ainda é pequeno, mas se continuar assim, tem tudo para tomar grandes proporções.

    Criatividade e Design não se leiloa!!

    Reiton Nunes Dias - http://twitter.com/etreiton
    - Formado pela ETEC em 12/2010

    ResponderExcluir
  2. Esta na hora Nós estudantes de CV, que queimamos a nossa massa cinzenta durante 3 semestres,aprendendo sobre IDENTIDADE VISUAL, MIV,CRIAÇÃO, PRODUÇÃO GRAFICA, HISTORIA DA ARTE, ILUSTRAÇÃO, FEB I II,MARKETING,INTERDISCIPLINAR, TCC E POR AI VAI, e demais colegas, nos unirem para por um fim nesse LEILÃO do "we do logos" que por sinal a própria marca deles é uma "..." Me parece que qualquer um hoje se acha um "DESIGN". Mas fiquem tranqüilos...faço aqui uma previsão para o futuro DESTE "DITO" SITE...QUANDO OS CLIENTES DE "DITO" SITE CONSTATEM QUE SUA MARCAR NÃO AGREGA NENHUM VALOR PARA SEU NEGOCIO...QUEM ELES VÃO PROCURAR?????...NOOOOOSSSSS!!! DESIGNERS FORMADOS E PREPARADOS PELOS MELHORES PROFESSORES NA 4ª MELHOR ETEC DO ESTADO DE SÃO PAULO...QUEM VIVER VERÁ!!!!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.