abril 20, 2011

5o FESTIVAL DE ANIMAÇÃO STOP MOTION "5 DIAS EM 30 SEGUNDOS"



O que é o 5o Festival de Animação Stop Motion "5 dias em 30 segundos"?

É um projeto/evento que acontece durante a Semana de Comunicação Visual que tem como objetivo a realização de oficinas que visam desenvolver técnicas de animações stop-motion. O resultado desssas oficinas é exibido em forma de festival no encerramento da semana, sendo premiadas as equipes com as melhores animações e produções.

O projeto/evento conta com a participação de todos os alunos e incentiva a integração entre as turmas e módulos, visando a troca de conhecimentos e experiências que possam enriquecer o processo contínuo de construção do conhecimento.

Objetivo 

A realização de um festival com oficinas que propiciem o desenvolvimento das técnicas de animação stop-motion através de uma abordagem interdisciplinar dos componentes que integram o currículo do curso de Comunicação Visual.

Justificativa

O projeto/evento justifica-se pela integração dos alunos e componentes curriculares na construção de conhecimentos e linguagens que permeiam a área da Comunicação Visual. Além de muito apreciada pelos alunos, as animações stop motion tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, abrangendo e ultrapassando os objetivos almejados pelas bases tecnológicas do curso de Comunicação Visual. Dessa forma, o projeto/evento enriquece o currículo dos alunos a medida que apresenta novas maneiras de articular a linguagem visual.

Quando acontece?

Na próxima semana, de 25/04 à 30/04/2011.

Cronograma


Segunda-feira - 25/04
- Abertura do 5o. Festival de Animação Stop Motion "5 dias em 30 segundos";
- Exibição das animações premiadas nas edições anteriores;
- Inscrições das equipes;
- Oficinas simultânias - Animação / Roteiro / Fotografia / Pré-produção / Finalização.

Terça-feira - 26/04
- Produção das animações.

Quarta-feira - 27/04
- Produção das animações.

Quinta-feira - 28/04
- Produção das animações.

Sexta-feira - 29/04
- Finalização das animações.

Sábado - 30/04
- 5o. Festival de Animação Stop Motion "5 dias em 30 segundos"
- Exibição das animações inscritas para o festival;
- Cerimônia de premiação das melhores animações e produções;
- Festa de confraternização e encerramento.

Como participar?

Regulamento
- Cada grupo deve ter no mínimo 05 e no máximo 10 integrantes.
- As oficinas ocorrem simultâneamente e cada grupo deve inscrever no mínimo 01 e no máximo 02 integrantes em cada oficina. Deve-se levar em conta as afinidades.
- O tema é livre.
- As animações devem ter no mínimo 30 segundos.
- É permitido o uso de trilha sonora mas não são permitidos diálogos falados.
- As animações devem ser produzidas dentro das dependências físicas da ETEC Carapicuíba sob orientação dos professores.
- O grupo é responsável pelos materiais e equipamentos que serão utilizados na produção das animações, e pelos seus arquivos.
- O tempo limite para a entrega da animação finalizada é às 22h30 do dia 29/04/2011.
- A animação deve ser gravada em um CD/DVD devidamente identificado (nome da animação/ nome do grupo / nomes dos integrantes).
- A entrega deve ser protocolada na coordenação de área.

Quem pode participar?


- Poderão participar alunos e ex-alunos do curso de Comunicação Visual / Design Gráfico da ETEC Carapicuíba, alunos de outros cursos da ETEC Carapicuíba, e convidados. No caso de convidados só se inscritos e integrados em grupos com 80% de alunos do curso de Comunicação Visual da ETEC Carapicuíba.

Como me inscrever?

A inscrição deverá ser feita na segunda-feira, 25/04 junto a organização do evento. No momento da inscrição deve ser recolhida uma contribuição de R$ 15,00 (quinze reais) por grupo, valor este que será revertido para a cerimônia de premiação.

Categorias de Premiação


- Melhor Animação;
- Melhor Roteiro;
- Melhor Personagem;
- Melhor Fotografia;
- Juri Popular.

Certificados de participação


Certificaremos todos os alunos que estão inscritos no festival e obtiverem frequencia superior a 75% durante a semana do projeto/evento. A verificação da presença dos alunos vai ocorrer diariamente dos em dois momentos por período. Eventuais alunos que não queiram participar do projeto/evento devem assumir as faltas nas 25 horas-aulas que compõe a semana.

Concurso da estampa/identidade

Parabéns aos alunos Henrique Reis da Silva e Phelippe Camurça Rossiti do Módulo 1 - Norturno, que foram os autores da estampa/identidade vencedora do concurso/esquenta.

4 comentários:

  1. "Certificados de participação

    Certificaremos todos os alunos que estão inscritos no festival e obtiverem frequencia superior a 75% durante a semana do projeto/evento. A verificação da presença dos alunos vai ocorrer diariamente dos em dois momentos por período. Eventuais alunos que não queiram participar do projeto/evento devem assumir as faltas nas 25 horas-aulas que compõe a semana."

    Participei em 2009 e estou esperando meu certificado até hoje ;D

    Karen (ex aluna)

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que foi este o escolhido para representar a identidade visual da semana de animação.
    Acredito que estava bem claro no briefing que a marca da Etec deveria ser respeitada.
    Um festival que a cada ano ganha mais credibilidade, parece estar se perdendo.

    ResponderExcluir
  3. Prezada ex-aluna Karen,

    Realmente houveram problemas com a emissão dos certificados das edições anteriores do festival. Como atual coordenador do curso e membro da equipe que organiza o evento em 2011, já tomei algumas providencias para gerar os certificados das edições de 2009 e 2010. Em breve eles estarão disponíveis!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mário,

    Respeito sua opinião, mas acredite, esta é a estampa/identidade do evento em 2011!

    Como a técnica era livre, a equipe organizadora do concurso já contava com possíveis distorções na marca da ETEC. Todas as estampas/identidade finalistas necessitavam pequenos ajustes ligados a aplicação da marca da ETEC. Como nem todos os módulos trabalham em suas bases tecnológicas questões ligadas a aplicação de marcas, a equipe organizadora decidiu não usar esse critério para a escolha dos três finalistas.

    Lembro que a escolha dos três finalistas foi uma decisão da equipe organizadora do concurso levando em conta o briefing apresentado. Além da aplicação da marca, o briefing define outros critérios que a equipe organizadora julgou mais importantes e mais justos para a escolha dos finalistas do concurso.

    Quanto a escolha do vencedor do concurso, lembro que foi uma votação na qual o votos dos representantes de classe tem peso 1, o voto dos professores tem peso 2, e o voto da equipe organizadora tem peso 3.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.