maio 30, 2011

Mensagem Subliminar!

Veja aqui primeiro o que é, ou aqui.
Depois analise e reflita!
    O tema mensagem subliminar me chama bastante atenção, não só pelo fato de ser um meio de se passar a ideia de forma imperceptível, a maior tacada de marketing, a meu ver, da história, mas também pelo fato de ser um assunto bastante enigmático, que acaba gerando muitas especulações em torno de marcas e pessoas famosas.
   A mensagem subliminar tem como objetivo atingir determinado público alvo e atraí-lo ao seu consumo, obviamente.
Propaganda de sabão em pó
   Qual a mensagem subliminar traz essa propganda do OMO?
   Vamos analisar a imagem. Ela traz: o sabão em pó, uma mulher e uma máquina de lavar roupas. 3 elementos óbvios, a princípio. Mas se fosse tão óbvio não seria subliminar.
   Bom, vamos ao "segredo" publicitário que essa propaganda do OMO leva às donas de casa:
   Vc já viu alguma dona de casa fazendo faxina ou mesmo lavando roupas, com uma roupa social? Claro que não! Aí está a subliminar: o objetivo é chegar às mulheres da classe A, aquelas bem-sucedidas, executivas etc.   Repare na foto novamente e veja se moça não parece ter esse perfil?
   Ora, mas uma executiva, em tese, não vai para o tanque, certo? Certo. O objetivo é atrair a dona de casa comum, que não é executiva, mas que gostaria de ser como essa "bem sucedida" da foto. Mirou-se num alvo para acertar em cheio o outro. Eis a subliminar.
   Dificilmente, vc verá um comércio de produtos desse gênero com donas-de-casa de lenço na cabeça, com roupa rasgada e chinelo de dedos, pois nenhuma consumidora haverá de adquirir tal produto, entendeu?
   Por que o apelo sexual em propagandas de bebidas, carros etc?
Serve para desviar a atenção racional. De forma consciente, eventualmente, vc poderia nem adquirir tal produto, aí entra a subliminar com apelo sensual para te convencer que o dinheiro empregado nesse irá lhe proporcionar um prazer que compensará o gasto.
   É claro que aqui estou fazendo uma consideração bem ampla, pois cada marca de cerveja, de carro, de cigarro, enfim... traz a sua subliminar a fim de atrair determinado consumidor.
Alguns exemplos de propagandas de cervejas com apelo sensual:

As duas acima são bastante claras, mas veja a seguir uma subliminar da Antarctica, tb com apelo sensual:
   Encontrou? Não?
   Então, vamos analisá-la:
   O líquido saindo da garrafa em direção ao copo, subliminarmente traz um casal num momento bastante íntimo.      A olhos nus, imperceptível.
   Agora repare novamente na cerveja que vai da garrafa ao copo, e a mesma imagem aumentada, na sequência:
   Nessa mesma imagem publicitária da Antarctica ainda há uma outra mensagem sensual. Repare, se nesse mesmo copo, a espuma formada não é de uma mulher deitada? Pronta para o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.