março 11, 2012

Inclusão social, uma das funções do designer



Está não é uma noticia nova, mas é interessante...


Com origem na tese de mestrado do designer Miguel Neiva, o código ColorAdd é um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, desenvolvido no intuito de minorar o problema da parcial ou total “cegueira da cor” dos daltónicos, que representam cerca de 10% da população masculina mundial.

O sistema de Identificação de Cor para Daltónicos foi desenvolvido com base nas cores primárias, representadas através de símbolos gráficos onde o código assenta num processo de associação lógica e de fácil memorização. O conceito de adição das cores torna-se num "jogo" que permite ao daltónico através do conhecimento adquirido, relacionar os símbolos - identificando facilmente as cores que representam, pela conjugação de formas simples aliadas às combinações cromáticas elementares. O preto e o branco surgem para orientar as tonalidades claras e escuras. 


O sistema foi construído através de um processo de associação lógica e compreensão directa, onde O uso de cores primárias, representadas através de símbolos simples, permitindo a sua rápida inclusão no "vocabulário visual"do usuário. 
Este conceito faz da adição da cor um jogo mental, que permite que o daltónico relacione os símbolos entre si com as cores que representam, sem ter que decorá-los individualmente. 
A cada cor primária do código estão associadas a três formas que representam o vermelho, amarelo e azul, e a partir dessas três formas desenvolve-se o código. Outras duas formas foram adicionadas representando o preto e o branco representando os tons mais claros ou escuros das cores.
As cores secundárias podem ser formadas usando as formas básicas ao se "misturar" os pigmentos primários entre si, formando posteriormente a composição de uma palete de cores. 


O cinzento foi dividido em duas tonalidades: cinza claro e cinza escuro. 


A totalidade do código, abrange um número considerável de cores e pode ser facilmente transmitido através de informação disponibilizada nos mais diversos suportes comunicacionais, nomeadamente painéis informativos, catálogos ou no próprio produto.



Mais informações : http://www.coloradd.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.