outubro 10, 2013

EXPOSIÇÃO FOTO RETROSPECTIVA 2012 NA ETEC CARAPICUÍBA


No dia 21/10, segunda –feira, às 19h, a ETEC Carapicuíba recebe dois convidados da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) para a Mesa Redonda Fotojornalismo e Mercado de trabalho.

Paulo Whitaker, da agência internacional Reuters, e Marcos Alves, do jornal O Globo, estarão no auditório do campus da ETEC/FATEC para evento que marca a chegada da exposição fotográfica Foto Retrospectiva 2012 da ARFOC-SP, que fica em Carapicuíba do dia 16/10 a 14/11.

A 10ª edição da mostra traz 80 imagens de 63 profissionais da imprensa paulista a respeito dos principais fatos registrados no ano passado. A exposição tem curadoria do fotojornalista Maurício Simonetti com a colaboração de Inácio Teixeira, presidente da entidade.

A palestra propõe uma reflexão sobre o trabalho do repórter fotográfico, sobretudo com o impacto das novas tecnologias que se desenvolvem com uma velocidade cada vez maior e a postura que o profissional deve assumir para se destacar em um mercado de trabalho em constante transformação.

A partir da experiência dos profissionais Marcos Alves e Paulo Whitaker, que acompanham todas essas mudanças e vivem o cotidiano das redações de importantes veículos, a proposta é traçar um panorama geral no que se refere à produção do fotojornalismo contemporâneo.
De acordo com os profissionais citados, "as tendências da mídia no campo digital são irreversíveis. Entre políticas de privacidade e proteção de direitos autorais, vivemos em um mundo compartilhado e curtido por todos. A proliferação de vídeos produzidos com equipamentos fotográficos sugerindo um novo formato, o advento da Mídia Ninja e repórter cidadão entre outras modernidades, parecem ameaçar o Fotojornalismo. Polêmicas a parte, mais do que profetizar o fim, pretendemos clarear o horizonte mostrando possibilidades e os novos rumos da profissão".


Uma das fotos da mostra da ARFOC-SP, de autoria do repórter fotográfico Roosevelt Cássio (vencedora do Prêmio Arfoc-SP/Canon de Fotojornalismo) mostra moradores deixando o bairro Pinheirinho durante ação policial de reintegração de posse em São Jose dos Campos. 


Para ver as imagens da mostra, clique aqui!


SERVIÇO
PALESTRA FOTOJORNALISMO & MERCADO DE TRABALHO 

DIA 21.10.13 – 2ª feira - 19h00

CONVIDADOS
Marcos Alves/O Globo
Paulo Whitaker/Reuters
Exibição de curta produzido pelos convidados (Marcos e Paulo), mostrando o making off da produção da exposição com narração do texto que abre a mostra. 

LISTA PARTICIPANTES:

Adriano Lima
Alan Morici
Ale Cabral
Ale Vianna
Alexandre Shinoda
Alfredo Risk
André Lessa
André Silva
Apu Gomes
Ari Paleta
Celso Luiz
Claudinei Plaza
Denis Maciel
Edilson Dantas
Eduardo Anizelli
Eduardo Viana
Elisa Rodrigues
Evaldo Santos
Emídio Marques
Erick Pinheiro
Fernando Borges
Fernando Pilatos
Flávio Florido
Guilherme Dionízio
Hélvio Romero
Jorge Araújo
Julia Chequer
Keiny Andrade
Leo Barrilari
Levi Bianco
Luis Antonio Setti
Manoel Marques
Marcos Alves
Márcio Fernandes
Maurício Maranhão
Michela Brígida
Mônica Bento
Mônica Zarattini
Nário Barbosa
Nilton Cardin
Nilton Fukuda
Osmar Bustos
Paulo Pinto
Paulo Whitaker
Piervi Fonseca
Rafael Neddermeyer
Reinaldo Canato
Ricardo Matsukawa
Ricardo Trida
Rodrigo Coca
Rodrigo Lima
Rodrigo Pinto
Roosevelt Cássio
Rubens Cavallari
Sérgio Barzaghi
Sérgio Dutti
Thiago Leon
Tiago Queiroz
Tiago Silva
Vanessa Carvalho
Victor Moriyama
Werther Santana
William Volcov



Sobre a ARFOC-SP
A ARFOC-SP – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – é uma sociedade civil de cunho cultural, sem fins lucrativos e destituída de caráter político-partidário que tem como objetivo incentivar e desenvolver ações culturais, representando seus associados nas questões relacionadas à imagem fotográfica e cinematográfica. Para isso, promove cursos, seminários, palestras e exposições relacionados ao fotojornalismo, telejornalismo, direito autoral entre outros temas que visam o aprimoramento profissional e difusão cultural. Atualmente tem como carro chefe de suas ações a mostra coletiva Foto Retrospectiva, projeto que vamos apresentar a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.

Sociable