julho 28, 2009

Software Gratuito

Leia como as fundações de software gratuito jogam:

1.Open Source
O termo código aberto (open source em inglês), foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e se refere ao mesmo software também chamado de software livre, ou seja, aquele que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation (usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição). Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto, a diferença entre os dois está no discurso. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" para trazer um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" para discursar sobre um ponto de vista puramente técnico, sem conflitar questões éticas. Esta nomenclatura e discurso foram forjados por Eric Raymond e outros fundadores da OSI para apresentar o software livre a empresas de uma forma mais agradável a visão das corporações.
fonte 1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source

2.Projeto GNU
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
fonte 2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

outras fontes:
http://softwarelivre.org/
http://www.softwarelivre.gov.br/
http://www.gratis.com.br/
http://br-linux.org

Vejam também que tipo cultura o software livre gera,
camisetas irreverentes e objetos bem legais,
visitem estas duas lojas uma de objetos e outra de
estampas e camisetas...
http://www.linuxmall.com.br/index.php?page=shop/index
http://www.redbug.com.br/home

Agora, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.
http://www.gimp.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.