No intuito de começar a conversa sobre os temas para os trabalhos em grupo do componente IMA II, vejam os temas que selecionei abaixo. A partir da lista, tentem se encaixar em um deles e na aula conversaremos. A idéia é que fechemos os temas na semana que se inicia com 31/08. Até as aulas, Simone.
IMA II – Lista temática da produção audiovisual:
1) Tema: “Falando de arte”
texto básico:
GOMBRICH, E. H. Introdução: Sobre arte e artistas. In: _______A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora. 15º edição,1993, p.3 – 18. (professora disponibilizará).
Texto auxiliar
COLI, Jorge. O que é arte? Coleção primeiros passos.(disponível na biblioteca de sua escola)
2) Tema: “Primeiras vanguardas históricas do século XX”: Fauvismo, Expressionismo alemão, Cubismo, Futurismo”.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
3) Tema: Pintura Abstrata. Abordar abstração geométrica e informal.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
Sugestão: alunas Beatriz e Bárbara (2º tarde).
5) Tema: Picasso. Abordar as diversas fases da pintura de Picasso além, da sua produção escultórica e de ceramista. Ficar atento às classificações que o artista recebe. Até que ponto essa classificação dos artistas é válida?
Texto a ser abordado:
KAHNWEILER, Daniel-Henry. A Ascensão do Cubismo (1915). In: CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 251 – 256.(professora disponibilizará)
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
6)Tema: Marcel Duchamp. Abordar todos os diferentes períodos de sua produção, ficar atento às classificações deste artista. Até que ponto essa classificação dos artistas é válida?
Texto sugerido:
MINK, J. Marcel Duchamp (1887-1968). A arte como Contra – Arte. Alemanha:Taschen, 2000. Tradução: Zita Morais.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
7) Tema: Dada e Surrealismo
ADES, D. Dada e Surrealismo. In: STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.81 a 99.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
8) Tema: Espressionismo abstrato
Texto a ser abordado(professora disponibilizará):
LUCIE-SMITH, E. Expressionismo abstrato. In:________Os Movimentos Artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.9-33.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
9) Tema: Pop Art e Op-art
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
Textos a serem abordados (disponível na biblioteca da sua escola):
LUCIE-SMITH, E. Arte Pop. In: STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.160 -169.
REICHARDT, Jasia. Arte Op. In: STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 170-173.
11) Tema: Minimalismo e Arte Conceitual
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
Textos a serem abordados:
GABLIK, S. Minimalismo. In: STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.174 a 181.
SMITH,R. Arte Conceitual. In: STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 182 – 192.
12) Tema: Graffiti
Fontes:
FILME:
No traço do invisível – Brasil,2007. Direção de Laura Faeman e Marília Scharch. Documentário sobre o grafiteiro Zezão.
Textos de apoio – procurar na biblioteca de sua escola:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: editora Ática.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: editora Ática.
Olá Simone....sem dúvida vou no número da perfeição o sete 7, ficando assim com o tema: Dada e Surrealismo. Li as suas sugestões na outra postagem, mais uma vez obrigado. Acho que esse tema ficou perfeito juntar Salvador Dali e Miró. Amei mesmo.
ResponderExcluiroO
ResponderExcluiroii Simoneee =)
ainda beem que esse Lucas é da noite... senão íamos ter um conflito... haha'... tive EXATAMENTE a mesma idéia, não tem noção... :S
Enfim... Meu grupo [Ana Flávia, Franciele e Gabriela], como já dito em classe, fica com o tema nº 7... [o melhor de todos *.*] e faço minhas as palavras de Lucas Neves :)
abráásssssssssssu!
E ai Gabi tudo bem? Pô legal que tivemos a mesma idéia e legal você ser de outro periodo...hehehehehe....Brincadeira. Bom mas quem sabe podemos tirar proveitos disso e fazer um mega trabalho. Proponho um intercambio podemos discutir melhor algumas coisas e no final um BELO TRABALHO (como diz nossa professora Simone). O pessoal que está no meu grupo já tem uma idéias legais...principalmente na área de audiovisual. Vamos trocando figurinhas e pedindo ajuda da Simone para saber se isso pode acontecer sem problemas para nós.
ResponderExcluirAbraços Luca Neves.
Td sim ^_^ e vc? xD
ResponderExcluirhahahahaha... É, booa idéia =D [tem ctz q não fomos separados na maternidade? Já tô ficando com medo... hahaha'] Aê... mesmo meu grupo não tendo mta coisa em mente... Temos materiais ótimos que fala do tema xD...
Enfiim... Vamos sim, só marcar *0*
Abraços! ^^'
Lucas, Gabi, Franciele e Ana Flávia,
ResponderExcluirÉ claro que trocas podem acontecer e são super bem vistas, elas ajudam a construir um melhor trabalho.
Beijo
Profª Simone
Oi professora Simone!
ResponderExcluirEntão, eu e o meu grupo decidimos ficar com o assunto do Picasso (tema 5).
Quem faz parte do grupo é: Ana Claudia,
Emanuele, Julio, Marina, Renata e Thamires (2ºCV/Tarde)
Beijos,
Marina.
oie...prof nós vamos ficar com o tem dois mesmo tah?!
ResponderExcluirgrupo: Tamara, Talita e Muriel (o Luís trancou o curso...aff!)
bjinhus teacher