agosto 07, 2009

Saudações Alunos!

Alunos, o recesso está no fim e espero que todos estejam saudáveis, dispostos a aprender e ansiosos para desenvolverem competências e habilidades, trocarem experiências e conhecimento. A escola não é escola sem vocês, portanto, bom retorno a todos. Espero poder finalizar alguns projetos e conto com a colaboração de vocês...Eis a minha primeira solicitação: GRÊMIO ESTUDANTIL...onde estão? Por onde andam? Quando as propostas serão divulgadas entre a comunidade escolar? Aguardo ansioso por respostas, soluções, contribuições etc...
Grande abraço a todos!

7 comentários:

  1. Me chamou A"tensão"!
    Tenho algumas duvidas quanto a formação desse grêmio estudantil. por exemplo professor este grêmio teria que ser eleito? e se for mesmo uma eleição que se faz. Quem marcaria a data(pelo menos), ainda sim,

    agora falando dos alunos, também acredito que para se adquirir uma responsabilidade de um grêmio estudantil, as pessoas que estiverem dispostas a isso vão querer no mínimo se conhecer para integrar a chapa. Coisa que somente a A turma do segundo semestre teria chance, já que no primeiro semestre quase ninguem se conhece direito e quando estão ingressando para o terceiro ciclo já não ficará mais um ano para cumprir o mandato de "aluno representante do grêmio estudantil".

    Acredito que já passou da hora de se repensar esta idéia de criação de um grêmio e repassa-lá como uma "comissão independente de alunos", lembrando que todo "grêmio estudantil" deve seguir o estatuto.

    Professor Wagner, Pensa um poko sobre isso e já que existe tanto interesse também da Coordenação Pedagogica, acho que vocês deveriam instruir parte dos aluno sobre o que é um GREMIO ESTUDANTIL E PARA QUE SERVE. E foi mal os erro de portugueis!

    ResponderExcluir
  2. Caro aluno com medo de se identificar....

    Este espaço destinado e aberto a este tipo de questionamento e debate. Pode falar seu nome, pq esse é seu ponto de vista e ele é importante para nós!
    Críticas e sugestões são sempre bem vindas desde que construtivas!

    Que eu lembre esse último semestre teve eleição.... pelo menos alguns alunos pediram para falar sobre esse assunto durate algumas aulas, perguntaram se alguém tinha interesse de participar do processo, montar uma chapa, etc...Esses alunos buscaram informações, se organizaram, formaram uma chapa e convocaram eleição.... que eu saiba foi chapa única por falta de mobilização! Acredito que isso o Wagner vai te responder melhor.

    Na minha opinião não importa o módulo ou a turma, conhecer ou não conhecer, grêmio estudantil não é um grupo de amigos, ele é a organização estudantil que representa os alunos.

    Ao meu ver o que realmente importa é a ação, a iniciativa. O grêmio é interesse exclusivo dos alunos... mas como concretizar se não há adesão dos alunos?

    Poderia ser um projeto que vc (aluno com medo de se identificar) poderia desenvolver lá na ETEC, montar um ciclo de encontros para debater essa questão do grêmio estudantil, descobrir para que serve, gerar ações para a adesão em massa dos alunos, trazer informações, criar a propostas, enfim, vc pode ate pedir para participar da atual gestão.Assim vc pode dar sua contribuição para concretização do grêmio estudantil da ETEC Carapicuíba. Seria o máximo!

    Agora como vc bem disse, isso deve ser organizado por uma comissão independente de alunos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos esclarecimentos...Gostaria apenas de informar que a questão do Grêmio é algo que a própria direção me cobra. Tenho como objetivo orientar, nunca montar chapas etc. Convidei inúmeras vezes os alunos para a formação das chapas, mas apenas um grupo se sentiu a vontade e me procurou...Gostei de saber a respeito dos questionamentos advindos pela parte do anônimo, assim, me sinto mais motivado a movimentar a escola, pois escola sem intervenção política dos alunos não é escola. E outra coisa anônimo...eu não sou vingativo...a escola é lugar de troca de idéias...jamais misturaria as coisas...não tenha medo de se expor...lembre-se que transparência dos atos é tudo...sinal de ética ...
    Você pode me procurar para terminarmos o nosso papo...mas o Michel já falou tudo...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Já ia esquecendo...o grupo interessado teve orientação e instrução minha e de um ex-membro da união dos Estudantes...posso pedir para que ele faça uma palestra para os alunos...acho que será uma excelente idéia...não acha?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos eclarecimentos professores.. obrigado pelos esclarecimentos, acredito sim q se os alunos em geral se manifestassem mesmo no primeiro momento escondendo-se... porem que as informações colhidas sirvam como motivação, já é valido. Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Tb não axo que um grêmio deve ser composto por uma panelinha de amigos, e peço desculpas por ter me expressado errado nesse sentido. O que quis dizer é que sim acredito que os alunos (provavelmente) se conheceriam para iniciarem juntos, mas não que seriam os amigos de "lanche na cantina". Não quis dizer que alunos te tal turma do 2º ciclo, mas sim que já estivessem com um contato maior e por isso o segundo semestre

    ResponderExcluir
  7. Caros professores e caro anônimo. Sinto que há dois pontos extremos a serem discutidos em questão ao Grêmio Estudantil; aquilo que a diretoria cobra e aquilo que os alunos cobram. Penso talvez de forma limitada, mas também interessado no assunto, que os alunos responsavel pelo Grêmio Estudantil, deveriam se pronunciar neste blog. Sugiro que informem os integrantes da chapa, como podemos entrar em contato (e-mail, fone ou horarios em comum para discutir algum assunto), poderiam também colocar a plataforma de projetos e ideias, os principais objetivos e como alunos de fora poderiam contribuir com isso. Acredito que com essa iniciativa, ficaria mais facil para os alunos a terem acesso a essas informações e objetividade do grêmio.

    Até a proxima.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.