dezembro 18, 2009

Nota Fiscal passo-a-passo

Olá pessoal, faz tempo que não escrevo aqui mas eu não poderia deixar o ano acabar sem dar essa dica pra vocês.

Recentemente tive problemas para concluir um freela porque eu não conseguia emitir uma nota fiscal, o pior é que o trabalho já estava quase pronto e se eu não emitisse nota fiscal eu simplesmente não receberia pelo meu trabalho, foi ai que eu corri atrás de várias pessoas pra tentar que emitissem a nota por mim. Mas ai entra uma situação complicada: "Você vai assinar um contrato que diz que vc vai fazer um trabalho x, por um preço x e no prazo x, e se você não fizer vai pagar multa contratual e os caramba..." tudo bem, é um contrato normal, mas o problema é que você não vai fazer o trabalho! Vai ser outra pessoa, e você não vai ter controle nenhum do processo, não sabe se o cara vai entregar no prazo, do jeito que o cliente pediu, etc. Foi ai que eu encontrei dificuldade para que alguém assinasse o contrato pra mim e emitisse a nota fiscal que eu tanto precisava. Além do que, o dinheiro pelo trabalho seria depositado na conta de quem assinasse o contrato (a pessoa com empresa aberta que emitiria a nota fiscal) e não na minha conta!
Tomando consciencia que ninguém iria assinar nada pra mim, procurei me iformar sobre o registro de autônomo.

Então pessoal, seguem os passos de como fazer cadastro de profissional autônomo. Aqui eu descrevo como foi comigo, pode ser que em outras cidades o processo seja um pouco diferente.

1° - Vá até a prefeitura da sua cidade e diga que quer fazer o registro de profissional autônomo
(No meu caso eu fui no ganha tempo de barueri)
2° - Você receberá um formulário de Declaração para fins de Inscrição (Pessoa Física).
(O funcionário lhe dará as instruções de preenchimento)
- Um formulário de requerimento de senha
(será explicado também pelo funcionário)
- e um termo de responsabilidade para assinar depois que você for entregar os documentos exigidos, que são:

- Fotocópias autenticadas do CPF e da Cédula de identidade (RG) do signatário;
- Autorização de utilização do imóvel (fotocópia autenticada do documento de propriedade do imóvel e/ou o contrato de locação, com firmas reconhecidas);
(o funcionário me explicou que é uma declaração do dono do imóvel em que você reside dizendo que ele autorize que você use aquele endereço para ser o endereço da sua "firma", na dúvida pergunte.)
- Fotocópia da capa do carnê de IPTU ou inscrição cadastral do imóvel;
- Fotocópia autenticada do comprovante de residência atualizado.


Levando tudo isso você terá que se inscrever numa categoria de profissional, eu me inscrevi como ilustrador, é a que mais se encaixava com o que faço e por coincidência tem os menores impostos.
Depois que vc estiver cadastrado é só entrar no site da prefeitura com a sua senha (você receberá por e-mail) e pedir uma nota fiscal eletrônica, mande para o seu cliente e tudo estará certo. ;)

Então fica a dica pessoal, lembrando que para consseguir grandes trabalhos, provavelmente você trabalhará para grandes clientes, que com certeza exigirão nota fiscal. E na dúvida, se informem na prefeitura da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.