junho 04, 2011

TEBORI - tatuagem tradicional japonesa

TEBORI

No Japão, esta técnica é utilizada a cerca de 2 mil anos, e mantida até hoje pelos artistas mais tradicionais. O tebori consiste no emprego de agulhas bem finas que são colocadas em fila e acopladas a uma haste de madeira.
Os pigmentos utilizados pelos tatuadores japoneses provém das plantas, quando o desejo é a coloração em tons de cinza, utiliza-se uma pedra japonesa chamada sumi-ê. Para obter o pigmento acinzentado, a pedra é moída até se tornar pó e misturada à água. A haste é molhada nos pigmentos e então o artista começa a perfurar a pele, dando o formato ao desenho.


Uma característica do método do tebori é que são tatuados exclusivamente desenhos do folclore e da cultura japonesa, como carpas, dragões, samurais e gueixas. Atualmente a técnica está evoluindo muito, permitindo a criação de desenhos cada vez mais complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.