outubro 18, 2009

Vida de ex-aluno (parte I)

Olá pessoal, irei descrever nas seguintes linhas como foi o processo de desenvolvimento da campanha do vestibulinho 2010 da ETEC Carapicuíba, vou contar as dificuldades, alterações e soluções que eu encontrei para resolver os problemas que me foram apresentados. Espero que seja útil para vocês.


Estava eu feliz alegre e contente a cantar quando recebi um e-mail da coordenadora Carolina Marielli, no corpo do e-mail seguia uma proposta de fazer a campanha de divulgação do vestibulinho da ETEC. Pensei: ohhhhhhh =O Aceitei lisonjeado sem saber quanto eu iria receber por isso, mais tarde eu soube que não receberia nada... ¬¬
Após aceitar o convite, foi me apresentado o briefing. Nele estava especificado o tamanho das peças, quais eram elas, a finalidade, uma sugestão de slogan, as informações que as peças contemplariam e mote da campanha que era o seguinte:
“- Desenvolver 3 personagens que reflitam nosso perfil de público: Um homem maduro, uma jovem e um adolescente. Usar referências de Toy art e Cartoon.
A idéia é mostrar que a campanha foi feita por um dos nossos alunos.

Capriche!

Att
Carol”

¬¬

A partir disso começou a dor de cabeça. A primeira coisa que eu pensei foi como eu colocaria toda aquela informação numa filipeta de 6 x 19cm ???? Detalhe que ainda iriam os personagens que no e-mail ela insistia “dê ênfase aos personagens!” (se sobrar espaço... eu dizia) afinal de contas eram 3 escolas, site, endereço, 2 telefones mais o ramal, os personagens com um slogan que ainda não estava decidido e o logotipo do vestibulinho que eu tbm não tinha idéia de como seria.
Comecei a trabalhar no logotipo. Após alguns estudos logo cheguei numa solução que agradou os professores que acompanhavam o projeto (Prof° João e Profª Carolina), o passo seguinte foi escolher as fontes e a paleta de cores para o projeto. Lembrando que quanto menos cores for usada mais barato fica o projeto e o cliente fica mais feliz =D, mas como eles iam imprimir a laser, não faria diferença XD, o problema é que eu ainda não sabia disso...Com o logotipo aprovado optei trabalhar com a mesma fonte do logo, uma vez que já tinha usado ela por achar compatível com o público, além dela ser meio cômica e de fácil leitura (sim, existem fontes de difícil leitura, letras de bula de remédio por exemplo) em relação as cores optei pelo vermelho institucional e queria usar uma cor que contrastaste com esse vermelho, acreditei que a cor inversa daria conta do trabalho. Por fim fiquei com 3 cores:

O azul acabou sendo reprovado pelo cliente.
Eu justifiquei a minha escolha pelo azul por ele ser a cor invertida (seu correspondente negativo) do vermelho e tal... mas não colou =/
Foi sugerido um tom de verde que fosse complementar ao vermelho e ao mesmo tempo mantivesse a idéia de usar um tom claro.
Chegamos na segunda paleta de cores:
Após aprovação do cliente comecei a trabalhar nos personagens, tive que tirar um dia inteiro pra isso...

1 hora foi para coleta de referências.

No próximo capitulo descobriremos como os personagens foram resolvidos, como foram feitos, em que software??? Quais foram as alterações e que informações seriam essas que tiravam os cabelos do nosso designer????

Aproveitem a semana ;D


To be continued...

2 comentários:

  1. Cabelo? Que cabelo? heheheheh

    Parabéns pelo post e pelo trabalho, rapaz!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da imagem!

    E não sabia que tinha sido feita por um ex - aluno... Parabéns!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma ou use os registros disponíveis para identificar-se.